Duas bases dos EUA são atacadas por foguetes e drones no nordeste da Síria


“Vários foguetes caíram perto de edifícios residenciais no campo petrolífero de Al-Jabsa, na [cidade de] Ash Shaddadi, que é ocupada por tropas americanas como base militar”, disse a fonte.
A base dos EUA no campo de aviação Kharab al-Jir, em Al-Hasakah, foi atacada por um drone. Ontem, a base militar dos Estados Unidos no campo de gás Koniko, no leste da Síria, foi alvo de ataques também.
Soldado EUA - Sputnik Brasil, 1920, 30.12.2023

O número de ataques às bases da coligação internacional liderada pelos EUA no Iraque, bem como às tropas dos EUA na Síria, cresceu significativamente nos últimos meses, desde que o conflito israelo-palestino começou em 7 de Outubro.
Desde outubro, grupos da Resistência Islâmica no Iraque lançaram cerca de 100 ataques contra forças dos Estados Unidos na Síria e no Iraque.
Os EUA contam com cerca de 2,5 mil militares somente no Iraque, e outros 900 no território sírio, sob a justificativa de combater o ressurgimento do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países). A maior parte dos ataques contra alvos do país foi reivindicada pela Resistência Islâmica.
As tropas estadunidenses que ocupam os campos de petróleo e gás do leste da Síria foram repetidamente atacadas em novembro por grupos da Resistência Islâmica, devido à guerra na Faixa de Gaza.
Em retaliação, as forças norte-americanas realizaram uma série de ataques contra militantes apoiados pelo Irã, em uma primeira resposta militar publicamente divulgada pelos EUA a dezenas de ataques recentes contra suas tropas na região.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Dois caças F-16 israelenses atacaram com mísseis alvos em cidade síria
Próxima Ataque em Jerusalém deixa ao menos 2 feridos