Donos de veículos da Tesla estão chamando a atenção após serem flagrados usando adesivos polêmicos em forma de críticas para Elon Musk. Com o objetivo de desvincular seus princípios com os do CEO da marca, as alternativas para escapar dessa aproximação são diversas e, em alguns casos, até cômicas.
Esse movimento acontece, principalmente, após a onda de polêmicas as quais Elon Musk esteve envolvido nos últimos meses, como se filiar ao Partido Republicano de Donald Trump e até realizar gesto interpretado como saudação nazista na cerimônia de posse do atual presidente dos Estados Unidos.
E a forma a qual os proprietários contornaram tal situação movimentou as redes. Os adesivos fazem parte de uma tática aderida por diversos condutores e apresentam algumas variações, como: “Clube da Tesla Anti-Elon” e até “eu comprei isto antes do quê rolou com o Twitter” — com alusão à Elon Musk ser o novo dono da rede social, que agora se chama X.
Outros emblemas ainda trazem escritas como “não sou um apoiador do Elon, apenas um motorista de Tesla“, ou então “desculpa, galera… Eu só queria um carro elétrico“. Em alguns outros carros, há flagras de adesivos com “ugh, um Tesla. Eu sei“.
Os adesivos que criticam Elon Musk nos carros da Tesla estão se tornando cada vez mais populares nos Estados Unidos. Prova disso é que o item com a escrita “comprei isso antes de sabermos que Elon era louco” se tornou um dos três mais vendidos da Amazon norte-americana.
E não somente de adesivos vivem os motoristas da marca revoltados com Musk. Os mais ousados optaram por trocar o logotipo da fabricante, substituindo-os por emblemas de outras montadoras.
Essa tática, diferente das demais, já acontece há alguns anos, provavelmente como “piada” entre os motoristas. Já foram flagrados Tesla com emblemas de marcas como Audi, Toyota e Honda. No exemplo acima, aparece até um “Civic” escrito em um Tesla Model 3 e um “Toyota” em uma Cybertruck.
Além disso, as razões para o fenômeno podem ser diversas. Há quem queira ter sua imagem desvinculada a de Elon Musk e existem os que aderiram a onda de adesivos apenas por diversão. No entanto, têm ainda àqueles que temem o vandalismo.
Este é o caso do proprietário de uma Tesla Cybertruck, que projetou um recado na traseira da caminhonete: “a picape em si já faz parecer estúpido o suficiente”. No fim, é assinado por “Mussk production”, com o “ss” em referência ao Schutzstaffel, um grupo paramilitar nazista.
Em 2025, a Tesla registra uma queda significativa em suas vendas, principalmente nos Estados Unidos e em países europeus. Dados indicam que a montadora entregou 5.517 unidades em janeiro de 2025 na Europa, o que registra uma queda de 47,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, países como França, Alemanha e China, um de seus maiores mercados, também registram déficit de vendas significativo de 63,5%, 59,5% e 11%, respectivamente.
Inclusive, diversos proprietários da marca relataram ao Business Insider, companhia norte-americana de notícias financeiras e empresariais, que abandonaram a marca devido ao comportamento controvérsio de Elon Musk, enquanto outros desistiram de comprar um Tesla devido às opiniões políticas do empresário.
Apesar de o posicionamento político do CEO da marca impactar diretamente na queda das vendas, outros fatores devem ser considerados, como o esgotamento de estoques no fim de ano e a transição da montadora para o novo Model Y. Afinal, o SUV elétrico da Tesla foi reestilizado.
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Fonte: direitonews