O proprietário de um Kia devolveu seu carro para a concessionária após ser roubado quatro vezes nos Estados Unidos, segundo o New York Post. O caso, que aconteceu na cidade de Federal Way, em Washington, é mais um capítulo das falhas de segurança que podem causar um processo de até US$ 1 bilhão à marca.
Ao longo dos últimos dois anos, o Kia Sportage de Behrouz Alimoradi foi roubado quatro vezes. Em todas as ocorrências, a polícia conseguiu recuperá-lo. O proprietário conta que o carro estava parado em frente à sua casa quando a última tentativa de furto aconteceu. Ele encontrou o SUV com todos os vidros quebrados e marcas no painel.
Enfurecido, Alimoradi dirigiu até a concessionária em que adquiriu o carro há alguns anos. Sem ninguém perceber, abandonou o SUV no pátio e retornou andando até sua casa. De acordo com ele, o trajeto a pé durou cerca de quatro horas. “Não quero mais, cansei”, lamentou Alimoradi ao New York Post.
Foi comprovado que Kia e Hyundai não instalaram inibidores eletrônicos em milhões de veículos, sendo possível roubá-los até utilizando um cabo USB. O processo de investigação começou em 2021, quando furtos subiram drasticamente nos EUA. O assunto ganhou ainda mais força quando especialistas em tecnologia demonstraram a facilidade dos furtos no TikTok.
Agora, as seguradoras que arcaram com os custos dos furtos querem ser indenizadas pelas fabricantes. Em novembro, Kia e Hyundai tentaram enviar argumentos de defesa à corte americana, mas eles foram negados por um juiz. Segundo o magistrado, o problema dos inibidores era previsível.
A condenação pode causar um prejuízo de US$ 1 bilhão para as marcas. Além das seguradoras, as fabricantes também são processadas por grupos de proprietários que tiveram seus carros subtraídos.
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Fonte: direitonews