Dom Pedro II e Bandeirantes serão as primeiras vias a receberem os corredores de ônibus e ciclofaixas


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Felipe Godoi – Gcom

O
mês de setembro começou com a previsão do início das obras de
adequação das vias que vão receber os corredores exclusivos para
os ônibus do transporte coletivo e também as ciclofaixas. O projeto
elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) já
está pronto e a empresa contratada para fazer as adequações
necessárias. 

Com o início das operações da Autarquia
Municipal de Transporte Coletivo (AMTC), no mês de julho, ficou
ainda mais latente a necessidade de se adequar as vias urbanas para
dar mais fluidez no trânsito de Rondonópolis. “Os corredores
exclusivos são uma ação estrutural para melhorar o trânsito e
tornar o transporte coletivo mais atrativo para a população”,
comentou o engenheiro de transportes do município, José Leonardo
Alves Leite.

Após a avaliação feita pelos técnicos da
Sinfra com o apoio dos dados apresentados pela então empresa Cidade
de Pedra, foi possível determinar os corredores nas vias que mais
passam as linhas do transporte coletivo. “Mas não são as ruas
inteiras. Os corredores serão implantados em apenas alguns trechos
das vias, onde foi identificada necessidade de dar maior fluidez para
o trânsito”, explicou o engenheiro. 

Os corredores
exclusivos e as ciclofaixas, que já são realidade em cidades como
Curitiba e Fortaleza, vão começar a ser implantadas pela rua Dom
Pedro II e na sequência na avenida Bandeirantes, duas importantes
vias que recebem várias linhas do transporte coletivo e ligam
regiões populosas da cidade. Além dessas também vão receber os
corredores as ruas Fernando Corrêa, Rio Branco, Otávio Pitaluga,
João Pessoa, além das avenidas Dom Wunibaldo, Tiradentes, Marechal
Rondon e Lions Internacional. 

Trechos em que vão funcionar os corredores do transporte coletivo

No total serão 24km de
corredores com faixas exclusivas para ônibus do transporte coletivo
e 22km de ciclofaixas e ciclorrotas. Os condutores vão notar a
diferença nos trechos com a sinalização que será feita no local.
O engenheiro José Leonardo informou que tanto a sinalização
horizontal como a vertical serão reforçadas e vão orientar
claramente por onde cada veículo, e até as bicicletas, devem passar
na via. “As placas vão indicar, inclusive, o horário em que os
carros deverão deixar os trechos dos corredores livres para os
ônibus, inicialmente da 6h às 8h e das 16h45 às 18h. Será um
ganho muito grande para o trânsito e principalmente para os usuários
do transporte coletivo de Rondonópolis”, comentou.

Em verde os trechos das ciclo faixas e em azul das ciclorrotas
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