Alguns dos principais doadores do Partido Democrata informaram ao “Future Forward”, o principal comitê de arrecadação de fundos para a campanha de Joe Biden, que suspenderão os repasses de aproximadamente US$ 90 milhões até que o presidente renuncie à ideia de concorrer à reeleição nos EUA.
A informação é do jornal The New York Times. Essa decisão representa um golpe significativo para a candidatura do presidente de 81 anos, que enfrenta crescentes questionamentos sobre sua capacidade cognitiva de continuar no cargo devido à idade avançada.
O comitê “Future Forward” já destinou cerca de US$ 250 milhões para financiar anúncios televisivos e online após a Convenção Nacional Democrata, marcada para ocorrer de 19 a 22 de agosto.
Biden tem enfrentado pressão para desistir da reeleição desde o debate de fim de junho contra Donald Trump, no qual demonstrou hesitação, confusão e dificuldades para se expressar.
Erros recentes, como confundir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, com o líder da Rússia, Vladimir Putin, têm contribuído para os apelos em favor de uma nova candidatura democrata, possivelmente liderada pela vice Kamala Harris.
Pesquisas indicam que a maioria dos eleitores acredita que Biden deveria abandonar a disputa, e até mesmo apoiadores democratas proeminentes, como o ator George Clooney, têm pedido para que o presidente não busque a reeleição.
Fonte: gazetabrasil