Diversidade e inclusão: ex-alunos voltam ao SENAI, EJA abre matrículas e os 60+ estão ON


Oportunidades de emprego, cursos profissionalizantes e ações voltadas para a sociedade foram alguns dos destaques nas Federações das Indústrias nesta semana em todo o país!

O Brasil Indústria, coluna semanal da Agência de Notícias da Indústria, traz, toda sexta-feira, o que foi destaque da indústria nos estados. Vem com a gente!

Um passado tão presente: ex-alunos visitam SENAI-PB mais de 50 anos após terminar curso na instituição

Josimar Atayde Cavalcante e Adailton de Albuquerque Cavalcante têm muito em comum, além dos laços familiares. Os dois são primos e foi no SENAI-PB, onde iniciaram a formação profissional.

Nesta segunda-feira (20), os dois voltaram ao Centro de Formação Professor Stenio Lopes, do SENAI-PB, no bairro da Prata em Campina Grande, onde reviveram momentos que marcaram a vida estudantil, no curso de mecânico de manutenção.

Josimar retornou à escola praticamente 52 anos depois de ter deixado Campina Grande, para buscar uma oportunidade no estado de São Paulo, onde seus pais estavam morando na época. Ele encontrou um prédio mais moderno, e com novos equipamentos. Mas em cada ambiente visitado, ele reviveu muita história, um passado marcante, entre os anos de 1969 e 1971, período em que estudou na instituição.


“Sempre que converso sobre Educação, o SENAI sempre vem a minha memória, porque fui privilegiado em ter estudado aqui. Ah se toda criança e jovem pudesse passar por esta escola. Aqui sempre teve grandes diferenciais, como disciplina, um processo de aprendizagem diferenciado, que nos colocava no foco do conhecimento. Nestas salas e oficinas vivi um dos momentos mais importantes da minha vida, foi onde me preparei para a vida, afirmou Josimar Atayde enquanto observava um painel com fotos antigas, parte delas do período em que foi aluno.


Caminhando ao lado de Adailton, e de um… confira a matéria completa no site da FIEPB.

FIEMS e Governo do Estado se unem para levar inclusão digital à terceira idade

Como parte das comemorações do aniversário de um ano do Bioparque Pantanal, a FIEMS e o Governo do Estado somam esforços para levar inclusão digital à terceira idade em Campo Grande.

Nesta terça-feira (28), foi firmado o entendimento para a implantação do Projeto 60+ no Bioparque. Criado pelo SESI-MS, o projeto oferece capacitação tecnológica gratuita a idosos, e em 2022 atendeu mais de mil pessoas no interior do Mato Grosso do Sul.

Programação de aniversário segue até hoje, sexta-feira, no Bioparque

A programação de aniversário do Bioparque Pantanal se estende até sexta-feira (31) e conta com diversas atividades culturais, exposições, palestras e oficinas. SESI-MS e SENAI-MS apresentam ao público do Bioparque uma mostra dos trabalhos realizados nas áreas de educação e tecnologia. Interessados em aderir ao Projeto 60+ também podem aproveitar o evento para fazer inscrição nas próximas turmas.

Já o SENAI oferece uma experiência imersiva na indústria por meio de óculos de realidade virtual. Na sexta-feira (31), o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, fará uma palestra com o tema “Metaverso: a inovação tecnológica e suas diversas possibilidades”. As inscrições são gratuitas pelo site da FIEMS.

Aluna do SESI Alagoas se prepara para competição nos EUA

Entre os 2 mil estudantes brasileiros que participaram do 5º Festival Sesi de Robótica – realizado de 15 a 18 de março, em Brasília-DF –, apenas quatro alunos ganharam o prêmio internacional Dean’s List. Para orgulho de Alagoas, Kawane Bruna Prates de Moura, de 15 anos, aluna da Escola SESI de Referência Robson Braga de Andrade, é uma delas.

O prêmio garante vaga para o World Festival, no mês de abril, em Houston, Texas (EUA), com equipes do mundo todo. O passaporte já está em mãos e Bruna agora corre para tirar o visto. Ela espera embarcar para sua primeira viagem internacional no próximo dia 15 de abril.

A estudante lembra o que passou pela cabeça ao ter seu nome anunciado, bem alto, no Estádio Mané Garrincha. Mais detalhes no site da FIEA.


“Eu estava bem nervosa na hora, então, a primeira coisa que veio à cabeça foi muita felicidade primeiro e o sentimento de dever cumprido. Porque foram muitos dias que eu dediquei, realmente, a este prêmio, para poder realizar minha entrevista, para poder estar junto à comunidade, compartilhando a FIRST e tudo mais que se pede no prêmio. É algo que, realmente, fez parte da minha vida e me ajudou bastante a desenvolver outras habilidades”, ressaltou.


Nova EJA SESI, do Amazonas, abre matrículas em abril

A Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) do SESI-AM vai abrir matrículas, de 3 a 21 de abril, para os interessados em cursar o ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e médio, e concluir os seus estudos em até 13 meses.

 O SESI também oferece para os alunos a opção de escolha pela EJA Profissionalizante, uma parceria com o SENAI-AM, que oferta cursos de qualificação e dupla certificação ao final das aulas.

A Nova EJA SESI-AM é totalmente gratuita, com 80% das aulas on-line e 20% por meio de encontros presenciais. O ensino é destinado ao trabalhador da indústria, seus dependentes e público em geral de baixa renda, tendo a mesma carga horária do ensino presencial, com 1,2 mil horas.

A idade mínima para o ingresso na Nova EJA é ter 15 anos completos, para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Para mais informações, ligue ou mande mensagem pelo WhatsApp pelo número: (92) 98404-3683 ou e-mail: [email protected]. Outros detalhes, você encontra no site da FIEAM.

Faculdade SENAI de Dourados está com matrículas abertas para MBA em Energias Renováveis

O MBA em Energias Renováveis, oferecido pela Faculdade SENAI de Dourados está com matrículas abertas para o ano letivo de 2023. São 40 vagas disponíveis na modalidade presencial e as inscrições podem ser feita pelo site da FIEMS.

A meta do curso é qualificar profissionais atuantes nas áreas de projeto, implantação, operação, manutenção, comercialização e serviços baseado nas fontes de geração de energia renováveis.

A pós-graduação lato sensu é voltada para profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). A previsão para início das aulas é no dia 5 de maio de 2023 e duração é de 18 meses.

Os interessados podem se matricular até 28 de abril de 2023 pelo link do SENAI-MS ou na secretaria acadêmica da unidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 21 horas. Outras informações no site da FIEMS.

Aluno do SESI-PR Internacional vence o Concurso 330 anos de Curitiba

Quatro estojos de canetinhas, três meses de dedicação e o primeiro lugar no Concurso 330 anos de Curitiba. Pedro Fernandez Cavalcante tem 7 anos e está no 2º ano do Ensino Fundamental Bilíngue do Colégio SESI Internacional do Portão, em Curitiba. Apaixonado por arte, o estudante teve o interesse em colorir o mapa do Projeto Vamos Pintar Curitiba 330 anos por meio da técnica de pontilhismo, com a qual venceu na categoria Infantil do concurso.

A mãe, Viviane Regina Weçoski Fernandez, conta que Pedro teve a ideia de pintar o mapa com pontinhos a partir de uma aula de Artes.

“Ele ama as aulas de Artes e tudo o que a professora ensina, é lei lá em casa. Então, peguei todas as canetinhas que tinha e ele começou nessa saga de pontilhar o mapa”, conta a mãe. A matéria completa está no site da FIEPR.

FIEAC e governo destinam doações a famílias atingidas pelo alagamento

Uma parceria da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) com o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEASDHM), vai garantir a doação de centenas de kits de limpeza e milhares de fraldas a famílias atingidas pelo alagamento na região. A iniciativa também garantiu a doação de lanternas para equipes de trabalho.

Os produtos foram entregues neste sábado (25) para a Central de Doações do Estado, que irá fazer a entrega para as vítimas das enchentes. A matéria completa está no site da FIEAC.


“As instituições públicas, a iniciativa privada e toda a sociedade precisa contribuir, de alguma forma, para amenizar o sofrimento das famílias, já que muitas perderam tudo o que tinham. Vamos nos mobilizar para ajudar ainda mais”, afirma o presidente da FIEAC em exercício, João Paulo de Assis.


FIESC vai mobilizar a indústria no combate à dengue

Santa Catarina já registrou mais de 3 mil casos de dengue este ano, com um óbito confirmado (Florianópolis), e outros 6 mil casos suspeitos. Para apoiar as autoridades sanitárias, a Federação das Indústrias (FIESC) anunciou nesta sexta-feira (24), durante sua reunião de diretoria, uma mobilização da indústria no combate à dengue no estado.

Na segunda-feira (20), o governo do estado anunciou a alocação de R$ 10 milhões para assistência dos casos de dengue nos municípios e implantou um Centro de Operações de Emergências de Arboviroses (COE-Arboviroses) com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da transmissão da dengue no estado, com foco na região da Grande Florianópolis. Acesse a cobertura fotográfica da reunião de diretoria no Flickr da FIESC.

Projeto leva debate sobre saúde e segurança para trabalhadores da construção nos canteiros de obras do Pará

Nesta quinta-feira (23), o projeto “Construindo Mais Cidadania” lançou mais um módulo, com o tema: Trabalho Seguro na Indústria da Construção. O objetivo é debater questões a respeito de saúde e segurança com os trabalhadores da construção nos canteiros de obras da Região Metropolitana de Belém.

Criado em julho de 2011, o “Construindo Mais Cidadania”, antigo “Construção Saudável +”, é um projeto de amplo valor social desenvolvido pelo SINDUSCON-PA e que atende, de forma inédita e exclusiva, trabalhadores do setor no âmbito da saúde e qualidade de vida. Todas as informações estão no site da FIEPA.

Curitiba ganha o Parque Tecnológico da Indústria

Instalado no Campus da Indústria, em Curitiba, o Parque Tecnológico da Indústria vai reunir empresas, startups, capital intelectual, institutos de pesquisa e órgãos do governo em busca do crescimento econômico e do desenvolvimento social a partir de soluções em transporte mais inteligentes.

Anunciada na 4ª edição do Smart City Expo Curitiba, a iniciativa do SENAI Paraná terá como principais focos de atuação a mobilidade sustentável, com gestão de dados, visando soluções para o transporte público, micromobilidade e veículos leves.

O presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, destaca que a área de mobilidade inteligente tem total aderência à temática do evento em que foi lançado. Mais sobre o Parque está no site da FIEP.

Exposição “Tecendo a dor” retrata violência contra mulher no SESI-MG

Humilhação, medo, raiva e tristeza. Sentimentos de mulheres vítimas de violência se destacam e compõem peças da exposição “Tecendo a dor”, lançada nessa quinta-feira (23), no SESI Museu de Artes e Ofícios (MAO), no Centro de Belo Horizonte.

De pintura a montagens, a artista Luciana Hermon evidencia a sensibilidade e a criatividade ao produzir 13 peças que retratam o cotidiano violento que faz parte do universo feminino. O evento é gratuito e a visitação vai até dia 29 de abril. Mais informações no site da FIEMG.

SENAI leva a Expocanas equipamentos de tecnologia, maquinário e cursos voltados para setor sucroenergético

Com exposição de tecnologias e oferta de cursos, a equipe do SENAI-MS participou, nesta quarta-feira (29) da abertura do Expocanas, em Nova Alvorada do Sul, segunda maior área de produção de cana-de-açúcar do Brasil.

O evento foi criado com o objetivo de reunir as maiores empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, entre insumos, máquinas e equipamentos, estudos e pesquisas, inovação e tecnologia, desde o preparo da terra até a colheita.

Os interessados nos cursos do SENAI-MS podem acessar o site da FIEMS.

Lançada nova chamada do Edital Gaúcho de Inovação para Indústria

Foi lançada a chamada do Edital Gaúcho de Inovação para Indústria – Cidades Inovadoras, que tem promoção do SESI-SENAI-IEL (RS) e Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Destinada a startups e micro e pequenas indústrias, a chamada não terá aporte da empresa e os recursos serão entre R$ 110 mil a R$ 330 mil, oriundos do EGII e da prefeitura.

Além dos recursos financeiros, o projeto aprovado terá acesso ao know how das instituições para o desenvolvimento da ideia e utilização dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação do SENAI, com apoio durante toda a jornada.

Também poderá participar de ação complementar do Sebrae com foco em empreendedorismo, modelagem de negócio e divulgação do produto, e do IEL, com foco na gestão da inovação e liderança.

As empresas recebem também capacitação e mentoria em propriedade intelectual. O desenvolvimento do projeto tem prazo de seis a 18 meses. As empresas devem submeter sua ideia no endereço www.egii.com.br.

Como participar do Brasil Indústria?

O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: [email protected]

Fonte: portaldaindustria

Anteriores TST impõe limites para bloqueio de CNH e cartões de crédito de devedor
Próxima Honda faz recall de Accord e CR-V 2018 por problemas no cinto de segurança