“Eu amo a Ucrânia, mas Zelensky fez um trabalho terrível. Seu país está em ruínas e milhares de populares morreram desnecessariamente”, escreveu o presidente dos EUA na rede Truth Social.
No mesmo post, Trump chamou Zelensky de “ditador” e pediu que ele “agisse rápido” nas negociações com a Rússia se não quisesse perder seu país.
“Ele [Zelensky] se recusa a convocar eleições, está muito abaixo nas pesquisas na Ucrânia e a única coisa em que era bom era manipular [Joe] Biden. Zelensky é um ditador sem eleições e é melhor ele agir rápido ou vai fugir do seu país”, ele escreveu.
Soluções à vista
Na terça-feira (18) aconteceram conversas entre as delegações da Rússia e dos EUA em Riad, na Arábia Saudita, sobre questões de encerramento do conflito na Ucrânia, relações bilaterais entre os países e preparações para o encontro dos líderes dos dois Estados.
A porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, afirmou que a reunião entre Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, e Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, deliberou a criação de um mecanismo de consulta de alto nível, com o intuito de estabelecer um fim negociado para o conflito na Ucrânia.
“Estabelecer um mecanismo de consulta para abordar as reclamações ao nosso relacionamento bilateral, com o objetivo de tomar as medidas necessárias para normalizar a operação de nossas respectivas missões diplomáticas. Nomear as respectivas equipes de alto nível para começar a trabalhar em um caminho para acabar com o conflito na Ucrânia o mais rápido possível de uma forma que seja duradoura, sustentável e aceitável para todos os lados”, disse Bruce após a reunião.
Fonte: sputniknewsbrasil