Será que é seguro dirigir com pouco combustível no tanque? A imprensa especializada muitas vezes alerta para os perigos de deixar o tanque quase vazio. Porém, outro afirmam que eles são irrisórios e até um mito popular. Venha entender as duas versões!
Por que pode ser um perigo andar com o tanque quase vazio?
Existem alguns riscos associados a essa prática, como:
- Danos ao motor: quando o tanque está quase vazio, o combustível remanescente pode ser puxado para o motor e sujar o filtro. Além disso, a bomba de combustível pode superaquecer, o que pode levar à sua falha.
- Danos à bomba de combustível: o equipamento é responsável por enviar o combustível do tanque para o motor. Quando há pouco produto no tanque, a bomba pode trabalhar mais do que o normal, o que reduz sua vida útil.
- Risco de ficar parado: quando o carro está com pouco combustível, há o risco de ficar parado no meio do caminho, o que pode ser perigoso em determinadas situações, especialmente se o motorista estiver dirigindo em uma estrada isolada ou em uma área perigosa.
Portanto, é recomendável sempre manter o tanque cheio ou pelo menos com uma quantidade razoável de produto para evitar problemas e garantir a segurança no trânsito.
Por que andar com o tanque vazio pode não ser um perigo?
Um dos alertas acima é sobre os resíduos que se acumulam no fundo do tanque. No entanto, a quantidade é tão pequena que alguns afirmam que não há motivo para preocupação, além do fato de que há uma tela pré-filtro que impede que esses resíduos entupam o sistema de combustível.
Outro alerta ainda mais sério é sobre a bomba, que supostamente pode superaquecer e até mesmo queimar se não houver combustível suficiente para mantê-la refrigerada. No entanto, há quem diga que isso é um equívoco, pois o equipamento é responsável por sua própria refrigeração, puxando combustível do tanque para resfriá-la.
Portanto, dirigir com pouco combustível no tanque pode não representar um grande risco para o seu veículo.
Procure um especialista
Seja qual for sua opinião, é interessante procurar um mecânico que conheça bem seu modelo de carro específico para saber quais são os perigos de dirigir com o tanque quase vazio.
Fonte: capitalist