Diretor de teatro italiano critica pedido de cancelamento de ópera russa: ‘É punir a cultura’


25894338

No início desta semana, o cônsul-geral da Ucrânia em Milão, Andrei Kartysh, exortou as autoridades da cidade e do teatro a cancelar a encenação da ópera russa, que deve iniciar a nova temporada do La Scala em dezembro.

“Retirar uma obra-prima que termina com a loucura e a morte do rei é punir a cultura. Nossa ideia é combinar ‘Macbeth’ com ‘Boris’, ligando-os a um abuso de poder que absorve e leva à loucura. Quer cancelar Shakespeare?”, criticou Chailly, conforme citado pelo jornal italiano Corriere della Sera.

Quadro Cinza oval, pintado em 1917 por Vasily Kandinsky, um dos maiores artistas russos - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2022

Uma nova produção de “Macbeth”, de Giuseppe Verdi, que estreou no La Scala em dezembro, também será apresentada na nova temporada.
Segundo Chailly, a arte não deve pagar pelo “caos que vem acontecendo desde 24 de fevereiro“.
A liderança do La Scala está insatisfeita com o apelo do diplomata ucraniano, e alguns de seus representantes consideram o pedido inaceitável, segundo a reportagem.
Em junho, o La Scala anunciou que “Boris Godunov” estrearia a próxima temporada em 7 de dezembro. Kartysh disse que a comunidade ucraniana na Itália tomou a decisão do teatro com “grande decepção e arrependimento”.
Fachada da Escola Teatro Bolshoi da cidade de Joinville (SC), a primeira filial localizada fora de Moscou, inaugurada em março de 2000 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2021

Anteriores Aviões colidem durante show aéreo no Texas; vídeo
Próxima Partido Democrata conquista maioria das cadeiras e mantém o controle do Senado dos EUA