“A crise ucraniana não é a única manifestação das aspirações hegemônicas dos EUA e seus satélites. A Organização do Tratado do Atlântico Norte, liderada por Washington, está tentando globalizar suas atividades buscando penetrar na região da Ásia-Pacífico em um esforço para dividir o espaço euroasiático comum em uma rede de ‘clubes exclusivos’ e blocos militares“, declarou o diplomata durante o seu discurso na 8ª Conferência Internacional “Rússia e China: cooperação em uma Nova Era”.
Morgulov ressaltou que “estes são planos muito perigosos, mas estou convencido de que a Rússia e a China são capazes de frustrar conjuntamente esses planos perigosos”.
“Neste contexto, o estreitamento da coordenação da política externa sino-russa permanece altamente relevante”, disse o embaixador russo em Pequim.
Em maio, vários veículos de imprensa revelaram que a Aliança Atlântica, pretendia abrir uma representação no Japão. Do país asiático foi confirmada uma negociação com a organização militar para a abertura de um escritório de ligação em Tóquio, que seria o primeiro da região.
Fonte: sputniknewsbrasil