Dieta mediterrânea ajuda no tratamento de câncer de pele, diz estudo


dieta_mediterranea-1

A dieta mediterrânea é considerada como uma das melhores opções alimentares para a saúde, tanto pela fácil adesão – pois quase não há restrições – quanto pelos benefícios no combate à diabetes, demência e depressão. Agora, uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, mostra que ela também auxilia no tratamento do câncer de pele.

“Nosso estudo sugere a importância de estratégias alimentares integradas ao tratamento medicamentoso para a melhora dos resultados e da sobrevida dos pacientes”, afirmou Laura Bolte, autora principal e pesquisadora da University Medical Center Groningen, nos Países Baixos.

A pesquisa acompanhou 87 pacientes com câncer melanoma avançado, o tipo mais grave da doença. Os pesquisadores estabeleceram marcadores inflamatórias para acompanhar a reação dos pacientes ao cardápio que recebiam. O grupo que seguiu a dieta mediterrânea respondeu melhor aos medicamentos e apresentou menor progressão da doença nas 12 semanas seguintes.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

Publicidade do parceiro Metrópoles 4

Publicidade do parceiro Metrópoles 5

Publicidade do parceiro Metrópoles 6

0

 

A pesquisa também indicou que a ingestão de cereais e legumes diminuiu a probabilidade de os pacientes sofrerem os efeitos colaterais do tratamento, como a inflamação do cólon. Enquanto isso, pessoas que consumiam carnes vermelhas e processadas apresentaram mais efeitos adversos.

No momento, o grupo de pesquisa coordenado por Laura Bolte investiga os efeitos da dieta cetogênica e da suplementação com ômega-3 em pacientes que apresentam tumores no sistema digestivo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Anteriores Parabadminton: atleta brasiliense conquista o heptacampeonato em SP
Próxima Madonna assumiu ser gay? Vídeo já apagado confunde fãs