Antes da chegada oficial do frio, é uma boa ideia tomar algumas precauções para garantir um inverno saudável e seguro para o seu cachorro
Acredite ou não, os cuidados com higiene e beleza também são uma parte importante da manutenção da saúde nos meses de inverno. Pelos pesados e emaranhados não protegem adequadamente a pele subjacente do seu cão contra temperaturas baixas extremas. Se o seu cão passa muito tempo ao ar livre, verifique regularmente se as orelhas e as patas não estão congeladas. Manter o pelo aparado entre as almofadas da pata durante o inverno é importante.
Atividades externas no tempo frio
Embora nós, humanos, possamos achar o sofá e um edredom aconchegante mais atraentes do que estar ao ar livre durante o nverno, é importante que o seu cachorro mantenha uma rotina adequada de exercícios para evitar ganho de peso e minimizar o risco de ficar estressado, letárgico e pouco estimulado. Os filhotes de cão, em particular, poderão desenvolver problemas comportamentais, como chorar, latir excessivamente, cavar, mastigar, morder ou brincar com agressividade, se não fizerem exercícios adequados e gastarem energia.
Torne a diversão ao ar livre emocionante, substituindo uma breve brincadeira no quintal por uma ida ao parque ou explorando uma trilha da natureza. Mesmo tomando uma rota diferente vai animar os sentidos do seu cão, expondo-o a novos odores e estímulos visuais. Você pode inventar novas brincadeiras no quintal, como criar uma pista de obstáculos ou apresentar novos brinquedos. O importante é manter seu cãchorro ativo durante os meses de inverno.
Alimentação de acordo com o nível de atividade e o tipo de corpo
Como regra geral, como queimam mais calorias, os filhotes e os cães jovens têm necessidades energéticas maiores. Escolha uma dieta com proteínas e gorduras de alta qualidade para atender às necessidades energéticas. Cães mais idosos, menos ativos, têm necessidades energéticas mais baixas e exigem uma dieta adaptada a essas necessidades.
Grama por grama, cães pequenos exigem mais energia dos alimentos todos os dias do que cães maiores. Lembre-se de que os cães têm exigências alimentares específicas com base na saúde, no nível de atividade e na idade.
Veja mais notícias sobre o mundo animal clicando aqui.
Independentemente do tamanho, da raça ou da idade, durante os meses frios do inverno, animais de duas e quatro patas aumentam intuitivamente a ingestão de calorias. Dessa forma, é importante que o cão mantenha um programa regular de exercícios.
Como fazer para identificar dificuldades relacionadas ao clima
“Acende a fogueira no meu coração” é uma bela letra de música, mas, na realidade, o cachorro é ainda mais suscetível a efeitos adversos relacionados ao clima frio do que você. Embora muitos cachorros tenham pelagens pesadas que ajudam a mantê-los aquecidos em temperaturas frias, algumas raças de pelo curto, cães pequenos, filhotes e cães idosos podem se beneficiar do calor adicional proporcionado por um suéter ou um colete. Escolha uma peça de roupa feita com um material repelente à água que caiba confortavelmente, mas que permita que o ar quente circule entre o corpo e o material.
Preste atenção em sinais reveladores de que o cachorro está sendo afetado negativamente pelo frio no inverno. Entre os sinais podem estar um tremor visível, encolhimento, patas levantando repetidamente ou tentativa constante de recolhê-las. Uma boa regra geral é: se a temperatura estiver muito fria para você, o mesmo valerá para seu pet.
Quer saber um pouco mais sobre cinofilia, clique aqui.
AGRONEWS® é informação para quem produz
Fonte: agronews