A inflamação ocorre no corpo por diversos fatores e em vários órgãos, e pode ser considerada benéfica ou maléfica. Por exemplo, os músculos, depois de um exercício físico intenso, inflamam, gerando hipertrofia. Por outro lado, algumas doenças, estresse, sedentarismo e sobrepeso geram um processo inflamatório que pode ser danoso ao organismo.
De acordo com o nutricionista Bruno Redondo, a dieta, se bem feita, funciona como remédio para algumas enfermidades. Ele comenta que o consumo de alimentos pouco nutritivos em excesso pode provocar uma inflamação do corpo — em contrapartida, a ingestão de alimentos anti-inflamatórios pode reverter o quadro e melhorar a saúde do indivíduo como um todo.
“É importante termos alimentos anti-inflamatórios na dieta. Nunca sabemos quando vamos precisar reduzir algum tipo de inflamação pelo que consumimos, por isso é importante incorporar essas opções desde já”, afirma o nutricionista.
Confira dez alimentos considerados anti-inflamatórios pelos cientistas e os acrescente à sua dieta:
1. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas são pequenas e fáceis de serem ingeridas no decorrer do dia. Elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Confira algumas opções:
- Morango;
- Mirtilos;
- Amora;
- Framboesa.
As frutas vermelhas contém um antioxidante conhecido como antocianina. O composto tem efeito anti-inflamatório e reduz o risco de desenvolver doenças como diabetes, câncer e enfermidades no coração.
2. Peixes gordurosos
Os peixes gordurosos são uma ótima fonte de proteína, ômega 3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA). Pesquisas sugerem que uma dieta rica em EPA e DHA é capaz de reduzir a inflamação e prevenir o desenvolvimento de diabetes e doenças cardíacas. Algumas alternativas para incluir na sua dieta:
- Salmão;
- Sardinha;
- Anchovas;
- Atum.
3. Brócolis
Ingerir brócolis de forma regular está associado a uma diminuição no risco de desenvolver câncer e doenças cardiovasculares. Isso pode estar relacionado aos efeitos anti-inflamatórios do alimento, provocados pelo sulforafano, antioxidante presente de forma abundante no vegetal.
4. Abacate
O abacate é rico em potássio, magnésio, fibras e gorduras saudáveis para o coração. Ele também contém carotenóides e tocoferóis, que estão ligados a um risco reduzido de câncer. A fruta pode ainda diminuir a inflamação em células recém-formadas.
5. Chá verde
Muitos dos benefícios da chá verde estão relacionados a uma ação anti-inflamatória. A bebida é capaz de inibir a inflamação por reduzir a produção de citocinas. Além disso, o consumo do chá já foi associado a um menor risco de desenvolver Alzheimer e obesidade.
Melhores dietas para comer saudável
0
6. Pimentas
Pimentões e pimenta são ricos em vitamina C e antioxidantes, que têm ação anti-inflamatória. Eles fornecem ao corpo uma substância conhecida como quercetina, capaz de melhorar a atividade cardiovascular.
7. Cogumelos
Cogumelos possuem poucas calorias e são ricos em selênio, cobre e vitaminas do complexo B. Eles também contêm fenóis e outros antioxidantes que fornecem proteção anti-inflamatória.
8. Uvas
As uvas são ricas em antocianinas, assim como as frutas vermelhas, e têm forte ação anti-inflamatória.
9. Chocolate amargo e cacau
O chocolate amargo, além ter menos açúcar, é rico em antioxidantes com ação anti-inflamatória. O alimento ajuda o indivíduo a ter um envelhecimento mais saudável e ainda reveste as artérias, prevenindo doenças cardíacas. O ideal é que a sobremesa tenha pelo menos 70% de cacau.
10. Tomate
O tomate é considerado pelos cientistas uma potência nutricional. A fruta é rica em vitamina C, potássio e licopeno, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias impressionantes.
O licopeno é conhecido por reduzir os níveis de compostos inflamatórios relacionados a vários tipos de câncer. Cozinhar os tomates com azeite pode melhorar ainda mais a ação do antioxidante.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.