Diamantino recebe técnicos do Ministério da Saúde e articula ampliação de assistência especializada na atenção primária


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou neste mês de encontro com os técnicos da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde para discutir o programa de implantação das Equipes Multiprofissionais Intermunicipais (eMulti). A reunião, que aconteceu na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), contou com a participação de equipes de saúde de Alto Paraguai, Rosário Oeste, Nobres, Nortelândia e São José do Rio Claro e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

De acordo com a pasta, o encontro teve como objetivo central a elaboração de estratégias para implementação das Equipes Multiprofissionais e trazer mais especialidades e qualificação da assistência para a região. Com a junção dos municípios será possível implantar três unidades que atenderão o polo regional e que será definida suas localidades.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, destacou que nesse primeiro momento, por meio de um acordo entre os gestores municipais, foram definidas 15 especialidades para serem viabilizadas para a região. 

“Estão sendo estudadas às áreas de dermatologia, hansenologia, cardiologia, geriatria, endocrinologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, obstetrícia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, fisioterapia, nutricionista e educação física com acompanhamento do especialista.”

A secretária da pasta, ainda falou sobre os benefícios que a população terá com a implementação do novo programa do Ministério da Saúde.

“É um passo muito importante para a saúde e um benefício para nossos pacientes, que agora poderão ter acesso a diversas especialidades médicas, com mais agilidade. É um serviço de atenção primária que contribui na redução de encaminhamentos para central de vagas. ”

Ela ainda complementou: “O eMulti vem para complementar a nossa atenção básica à saúde, onde os atendimentos poderão ser realizados de forma presencial ou teleconsulta. É um avanço em nosso município e sou muito grata por Diamantino ser referência para implementação de projetos que potencializam ainda mais nossos serviços.”

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, que também é médico há mais de 30 anos, ressaltou o compromisso da gestão na ampliação do atendimento e serviços oferecidos para a população.

“Já conquistamos um hospital que agora é 100% do povo e que realiza ótimos atendimentos e diminui as filas de espera. Agora, com esse projeto, esperamos aumentar ainda mais o leque de atendimentos que nossa população merece.”

O analista de Atenção Primária da SAPS, José Maria Justo comentou sobre o trabalho realizado para propor a estratégia em todas as regiões do país, auxiliando da melhor forma a estruturação e ampliação dos serviços de saúde à população.

“As eMulti atuam de forma complementar ao cuidado oferecido na Atenção Primária à Saúde. Com a proposta do modelo de intermunicipalidade, o Governo Federal oportuniza que mesmo os municípios menores e com vulnerabilidade alta consigam ofertar especialidades médicas e não médicas de forma mais próxima do cidadão.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Brasil e Japão dialogam sobre produção de SAF a partir do etanol
Próxima Justiça nega recurso de Eduardo Costa e mantém indenização a Fernanda Lima