Diamantino participa de conferência nacional que destacou a necessidade de superar o etnocentrismo e promover diversidade étnica


A Quarta Conferência da Cultura no Distrito Federal, com a marcante presença de Diamantino, superou os debates habituais e propôs avanços concretos na democracia cultural. Esse encontro deixou um legado inestimável para nosso município, evidenciando o progresso contínuo da humanidade em direção a uma maior compreensão e aceitação mútua. Um dos temas centrais discutidos foi a superação do etnocentrismo. O etnocentrismo é um preconceito e uma visão limitada que avalia outros costumes a partir dos padrões e experiências de seu próprio conhecimento. Muitas vezes, isso resulta em uma percepção de superioridade cultural, religiosa e étnico-racial. É uma crença que nossa maneira de entender o mundo e fazer as coisas é absolutamente a melhor, e todas as outras culturas deveriam adotá-la.

Valorizando a Diversidade Cultural, a conferência ressaltou a importância de abraçar a diferença, reconhecer e valorizar as alteridades. Cada povo, descendência, possui suas singularidades e valores próprios, e essa mescla tão diversa só contribui para a riqueza da nossa nação.

Mylene Paese- gerente de patrimônio cultural, enfatizou que a delegação de Mato Grosso, sendo a segunda maior do Brasil, reflete o compromisso do estado e de Diamantino–MT em combater o etnocentrismo. “Esse esforço conjunto é um passo vital para promover a compreensão e o respeito mútuos, além de valorizar as culturas que compõe o nosso país.”

A conferência marcou um momento significativo para Diamantino e todo o Brasil, destacando a necessidade de superar o preconceito e celebrar a coletividade cultural.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Soja brasileira se move lentamente
Próxima Cantor am3aç4 e agr1d3 advogado ao ser cobrado por causa de processo de pensão alimentícia; vídeo