A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início a Campanha Nacional de Multivacinação, que acontece em todo o país de 6 a 31 de outubro. A campanha é voltada para atualização de caderneta dos menores de 15 anos, com intensificação contra o HPV, e fortalecimento da imunização contra o sarampo.
De acordo com a secretária de Saúde, Adélia Maria, a ação tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). A mobilização também contempla a vacinação contra o sarampo, que passa a abranger pessoas de 1 a 59 anos.
No dia 18 de outubro, sábado, será realizado o Dia D de Vacinação, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde de Diamantino. Nesta data, a ação é intensificada para facilitar o acesso das famílias, oferecendo todas as vacinas previstas no calendário nacional, como poliomielite, febre amarela, entre outras.
Adélia Maria ainda destacou que essa é uma oportunidade essencial para a prevenção de doenças e a promoção da saúde pública.
“Essa campanha tem uma importância significativa para o futuro das nossas crianças e adolescentes. É fundamental que os pais e responsáveis levem seus filhos para atualizar a caderneta, porque cada dose representa mais proteção e mais segurança para toda a comunidade.”
Neste ano, a campanha também contará com uma ação especial voltada ao resgate da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. A iniciativa segue as orientações do Ministério da Saúde e busca ampliar a proteção desse público.
A Secretaria de Saúde orienta que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e o cartão SUS da criança ou adolescente para o atendimento.
Fonte: diamantino.mt.gov.br