Diamantino dá mais um passo para implantação do projeto Saúde Redes no município


Entre os dias 01 e 02 de agosto, representantes de todas as unidades de saúde do município participaram da 2ª oficina do projeto Saúde Redes em Diamantino. A ação, que é pioneira no Brasil, visa organizar a rede de atenção à saúde, aperfeiçoando a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente.

Com dinâmicas coordenadas por profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, as equipes de saúde de Diamantino realizaram, conforme diretrizes do Saúde Redes, a construção e revisão de estratégias que otimizem recursos, serviços e atuações dentro das suas respectivas unidades. Dentro do “Ciclo Priorizar” foi abordado a estratégia de gestão e organização da rede de atenção municipal e regional.

Marinêze Meira, secretária municipal de Saúde, comentou sobre a participação dos servidores no desenvolvimento de estratégias que beneficiarão a população e garantirão melhoria nos atendimentos.

“A participação foi fantástica. Durante os dois dias pudemos observar o interesse, motivação e desenvolvimento de ideias para a melhoria dos serviços no município. Ver a saúde de Diamantino caminhando em conjunto nos dá a certeza que estamos trabalhando pelo certo, que é a humanização, o cuidado e atenção ao usuário”, frisou a gestora da pasta.

Também de acordo com a secretária, como resultado da 1ª oficina realizada em março deste ano foi possível iniciar o recadastramento dos usuários e o mapeamento digital das áreas onde se encontram pacientes com riscos de saúde. 

“Estamos trabalhando para que nas unidades de saúde com apenas um clique o profissional já consiga identificar os perfis de pacientes dentro daquela casa cadastrada. Essa ferramenta agiliza o atendimento ao usuário, pois permite acesso ao registro do histórico, e auxilia na organização das unidades para atender os pacientes com prioridade devido aos riscos de saúde.”

Participante da 2ª oficina, a atendente de cidadania do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Simone Prado, avaliou as dinâmicas realizadas e o falou sobre o impacto positivo do projeto no atendimento ao paciente.

“Essa ação está sendo muito importante para Diamantino. Já há o trabalho de diagnóstico com as equipes, mas aqui estamos todos juntos e conseguimos trazer as adversidades levantadas no dia a dia e traçar a melhor estratégia para supri-las, fornecendo assim um bom atendimento ao munícipe.”  

O projeto “Saúde Redes: Estratégia para o fortalecimento da regionalização, da gestão e do cuidado em rede em municípios de pequeno porte” é realizado pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT). Além de Diamantino, as ações também contemplam os municípios de Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nobres, Rosário Oeste e Nortelândia. 

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Governo estadual cria a segunda escola indígena do Rio de Janeiro
Próxima Casa Barão sedia sarau com música e poesia nesta sexta-feira (11)