Diálogos Amazônicos começam nesta sexta em Belém (PA)


Os Diálogos Amazônicos começaram nesta sexta-feira, reunindo representantes da sociedade civil e da academia para debater a preservação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. A ministra Marina Silva e outros representantes do Ministério do Meio Ambiente e do Clima (MMA) terão agenda extensa nos debates que antecedem a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9, encontro que juntará pela primeira vez em 14 anos os países detentores da maior floresta tropical do planeta.

A ministra participou na manhã desta sexta-feira (4/8) da instalação de dois grupos de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, focados na Amazônia e na recuperação de áreas degradadas. Durante a reunião também foi assinado um acordo de cooperação técnica para a implementação do Bolsa Verde, programa de transferência de renda cuja retomada foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para combater a pobreza em áreas rurais e incentivar a conservação.

Também nesta segunda, a ministra participa da assinatura de um acordo interministerial sobre o Plano de Respostas Socioambientais para o Marajó entre os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania, do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar, da Igualdade Racial e da Agricultura e Pecuária (Mapa). À tarde, Marina participa da Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia e tem reuniões bilaterais.

A abertura oficial dos Diálogos será às 19h, mas diversas autoridades do MMA têm ao longo do dia agendas paralelas e no âmbito do evento. Os secretários de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Alberto Maluf, e Edel Moraes, dos Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, por exemplo, participam de uma cúpula de prefeitos que antecede as atividades em nível ministerial e presidencial.

O secretário extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, André Lima, participa da Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, enquanto a secretária de Mudança do Clima, Ana Toni, tem um encontro do âmbito do Conselhão.

No sábado, a agenda da ministra inclui a participação no evento “Mulheres pelo bem viver: justiça climática e combate às desigualdades”. No domingo, o MMA realizará a plenária “Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional”. O evento é uma das cinco plenárias-síntese, que servirão de base para a produção de cinco relatórios que serão entregues aos presidentes dos países amazônicos na Cúpula dos dias 8 e 9.

Na segunda, Marina deve participar do lançamento do Censo Demográfico Indígena, realizado pelo IBGE, e de reuniões ministeriais para a cúpula, entre outros eventos. Na terça e na quarta, os compromissos envolverão encontros de alto nível com representantes internacionais do TCA e a adoção da Declaração de Belém.

A expectativa da Secretaria-Geral da Presidência, que organiza os Diálogos, é que as atividades reúnam cerca de 10 mil pessoas durante três dias no Hangar Centro de Convenções e Feiras.

Acompanhe as redes sociais do MMA para ver a programação em tempo real: Instagram e Twitter.

 

Fonte: gov.br

Anteriores Governos criam bases de acordo sobre transposição do São Franscisco
Próxima Cesta básica tem queda em 13 capitais em julho