Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro é comemorado nesta quinta


Crédito: Agência CNM

Marcado por lutas em busca de uma sociedade mais justa e pela autonomia dos Municípios, o dia 23 de fevereiro é celebrado como o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro. A implementação da data é uma homenagem àqueles que buscam o protagonismo dos Entes locais, que buscam políticas públicas que permitam ao cidadão uma vida melhor onde eles vivem.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a data foi instituída pela Lei 12.639/2012, instituída a partir do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 103/2010, autoria do deputado Manoel Junior (MDB-PB), e representa um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado ao longo dos anos. A proposição foi aprovada em decisão terminativa pela Comissão de Educação do Senado Federal no dia 20 de março de 2012, tendo como relator da matéria o senador Pedro Simon (MDB-RS).

Força representada e demonstrada por meio da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada pela primeira vez em 1998 e que neste ano chega a sua 24ª edição. É por meio da atuação da CNM, do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) e das entidades estaduais e microrregionais, que avanços importantes são registrados todos os anos, trazendo impacto direto à vida de toda a população brasileira. Dentre os mais diversos benefícios, é possível citar mais recursos para as cidades e para áreas vitais como saúde e educação.

A data é também um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado pela união dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipais; pelo trabalho incessante de cada liderança local e regional municipalista; e pelo envolvimento da população nas causas mais importantes de seus Municípios.

Viva Seu Município
Para celebrar este dia, a CNM lança a campanha Viva Seu Município. Com o tema Municípios: Raízes do Brasil, a ideia é valorizar as tradições dos Entes. Os Municípios brasileiros carregam uma forte carga histórica, seja com prédios históricos, pontos turísticos, presença na história do país desde o descobrimento ou marcos importantes para a história em si dos Municípios.

O objetivo da CNM é provocar o descobrimento histórico dos cidadãos, pois muitos não sabem como foi fundado o Município, não conhecem o hino, a bandeira, os símbolos municipais. Com este incentivo da Confederação, o Município participante da campanha pode postar em suas redes sociais, em seu portal na internet ou até mesmo em outras mídias, a divulgação desta temática sugerida e marcar a CNM nas publicações.

O Viva seu Município tem a cultura de levar os gabinetes para as ruas e ouvir da população as demandas, além de apresentar as ações que os gestores têm feito. Ou seja, estreitar os laços com o cidadão. Então, que tal estimular a participação da população no projeto: Como eu contribuo para o desenvolvimento do meu Município?

A campanha começa neste Dia Nacional do Movimento Municipalista e você pode acompanhar tudo pelas redes sociais da Confederação. Participe com a hashtag #MunicípioRaízesdoBrasil

Fonte: amm

Anteriores Colheita da soja alcança 60%da área em Mato Grosso
Próxima Vaca louca: Mapa adota providências sobre caso