Dia do Motorista: veja 5 carros usados que são amigos de quem passa o dia ao volante


Em 25 de julho é comemorado o Dia do Motorista. A data foi escolhida por também ser o dia de São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas.

Além de parabenizar todos os profissionais que usam veículos como instrumento de trabalho, Autoesporte preparou uma lista com cinco carros usados que podem ser considerados “amigos” dos motoristas por diferentes razões.

Há modelos (muito) econômicos, outros com muito espaço interno e, por fim, alguns com ótima ergonomia, algo que pode fazer a diferença após um longo dia de trabalho. Confira:

Não, o Cobalt não é bonito. Também não é o carro mais prazeroso ao volante. Sabemos disso tudo. Mas duvido encontrar um modelo tão espaçoso e com manutenção descomplicada na faixa de preços do sedã da Chevrolet.

Fora de linha desde 2020, o Cobalt pode ser encontrar por menos de R$ 30 mil em classificados online. Subindo um pouco o orçamento, com R$ 40 mil o interessado pode achar exemplares 2014 com motor 1.8 de 111 cv e câmbio automático de seis marchas.

O desempenho é razoável, mas esse motor é robusto, com peças baratas e manutenção amplamente conhecida. A versão LTZ traz bancos de couro, ar-condicionado e central multimídia. O melhor de tudo é o espaço. São 4,48 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 563 litros de capacidade no porta-malas.

Sim, dois sedãs da Chevrolet na lista. Mas o Onix Plus que recomendamos é mais novo – exatamente a partir do modelo 2020, que marcou a chegada da segunda geração do compacto. Além de estrear uma nova plataforma e modernos motores 1.0 de três cilindros, o modelo também passou a ser oferecido com seis airbags e controles de tração e estabilidade em todas as versões – algo raro no segmento e que significa mais segurança para motorista e ocupantes.

De quebra, segundo a Mobiauto, o Onix Plus 2022 é o sedã que mais valorizou em 12 meses, com variação positiva de 2% entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período de 2023.

O ponto negativo é que o preço do Onix Plus com esses itens é mais elevado – já acima dos R$ 65 mil. Se conseguir encontrar unidades da versão LT, além dos equipamentos citados acima, há acendimento automático dos faróis e central multimídia MyLink.

O Onix de segunda geração é equipado com motores 1.0 de três cilindros. Na configuração aspirada, são 82 cv e 10,6 kgfm e câmbio manual de seis marchas. A variante turbo, com 116 cv e 16,8 kgfm também pode ser acoplada com essa caixa. Mas o mais comum é encontrar a transmissão automática de seis marchas.

O SUV compacto tem bom espaço interno, design moderno e consumo de combustível relativamente baixo. Mas o Kicks está na nossa lista por oferecer bancos extremamente confortáveis e uma ótima ergonomia.

Os assentos do Kicks (e de outros modelos da Nissan) trazem 14 pontos extras de apoio entre os ombros e as costas com base em estudos da Nasa que mostram a posição em que o corpo menos sente a fadiga após longas horas.

Além dos bancos, o Kicks ainda tem boa ergonomia, com comandos fáceis de entender e sempre ao alcance das mãos. Desde o lançamento, em 2016, o SUV da Nissan é vendido apenas com motor 1.6 aspirado de 114 cv. O câmbio pode ser manual ou automático. Na internet, há exemplares partindo de R$ 65 mil. Com R$ 80 mil, é possível colocar na garagem um Kicks 2018 CVT das versões mais completas.

Qualquer carro econômico pode ser considerado amigo do motorista. Melhor ainda um que esteja isento do rodízio em São Paulo e tenha desconto ou abatimento integral do IPVA, dependendo da localidade. Esse é o caso do Toyota Prius, o primeiro híbrido da fabricante no Brasil.

Nossa recomendação é pela terceira geração – a segunda vendida por aqui. Por R$ 100 mil, preço de SUV de entrada, é possível comprar um modelo com menos de 60 mil km no hodômetro. Segundo o Inmetro, o Prius faz quase 19 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. O híbrido combina um motor 1.8 a gasolina com um elétrico. Juntos, entregam 122 cv.

Entre os equipamentos, há ar-condicionado digital, acesso por chave presencial, partida por botão, faróis de LED, bancos de couro e com ajustes automáticos para o motorista e central multimídia. De quebra, o entre-eixos de 2,70 m garante excelente espaço interno.

O Volkswagen Up pode ter saído de linha, mas segue como uma ótima opção para quem busca um carro que seja ágil, econômico e bom de dirigir. De quebra, é econômico e tem construção mais refinada do que os rivais da época.

O problema é que há uma distorção nos preços em alguns anúncios. Não é difícil encontrar unidades da última leva, ano/modelo 2021 anunciados por mais de R$ 80 mil. Baixando bem a pedida e estabelecendo um teto na casa dos R$ 60 mil, o interessado pode colocar na garagem um Up TSI 2018 com menos de 70 mil km rodados.

Nesse caso, o motor é um 1.0 turbo de três cilindros em linha com 105 cv e 17,3 kgfm, o mesmo que equipa Polo e Virtus atualmente.

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Fonte: direitonews

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