Desvendado mistério da vida primordial na hipotética ‘Terra bola de neve’


Durante esse tempo hipotético, o clima em nosso planeta era tão frio que sua superfície era totalmente coberta de gelo.
Um estudo recentemente divulgado revelou que esses oásis na tundra poderiam ter existido muito mais ao norte do que se acreditava, e teriam permitido que o oxigênio penetrasse e criasse incubadoras para a vida primitiva.
A hipótese das variações climáticas conhecidas como “Terra bola de neve”, é baseada na descoberta de depósitos aquíferos criados por geleiras próximas do equador, bem como outros indícios.
Representação artística mostra o núcleo brilhante de uma estrela Wolf–Rayet - Sputnik Brasil, 1920, 19.09.2022

Ao analisar uma fina camada de xisto negro da Formação Nantuo, no sul da China, que estava submersa durante a Idade do gelo Marinoana, que teve início há aproximadamente 650 milhões de anos, os pesquisadores encontraram evidências de que o oxigênio estava penetrando no oceano.
Os níveis de elementos como o ferro e a presença de nitrogênio produzido por formas de vida ajudam a questionar se realmente estava ocorrendo essa penetração de oxigênio.

“Encontramos evidências de condições livres de gelo nas paleolatitudes do meio norte […]. As áreas irregulares livres de gelo podem ter existido de maneira muito mais ampla”, afirmou o professor da Universidade de Geociências da China Huyue Song.

Dessa forma, o estudo fornece informações sobre “como a vida sobreviveu aos eventos climáticos extremos”.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores CNM orienta sobre utilização de recursos de emendas especiais pagas em atraso
Próxima Vacina contra câncer? Pesquisadores argentinos podem revolucionar tratamento da doença