O sítio se localiza onde, na época romana, era a cidade de Augusta Raurica. Devido à sua proximidade com um conhecido cemitério antigo, entre maio de 2024 e março de 2025, o Departamento Cantonal de Arqueologia de Aargau escavou duas parcelas de terreno onde se previa a construção de novos edifícios de apartamentos.
Levantamentos geofísicos anteriores das parcelas mapearam um plano de escavação, permitindo que a equipe escavasse com mais precisão, escreve The History Blog.
Remains of a Roman quarter of Augusta Raurica, with burials of children in houses and courtyards, section of Roman road, coins and rare finds, such as a bronze statuette depicting a panther, unearthed in Kaiseraugst, Switzerland. https://t.co/w3ZRpUZnFA pic.twitter.com/gNQlEBWYPE
— CARAA (@CARAA_Center) April 24, 2025
Restos de um bairro da cidade romana de Augusta Raurica, com enterros de crianças em casas e pátios, seção de estrada romana, moedas e achados raros, como uma estatueta de bronze representando uma pantera, desenterrada em Kaiseraugst, Suíça.
A equipe descobriu uma estrada romana de aproximadamente 4 metros de largura com pórticos e edifícios em cada lado. Os pesquisadores conseguiram escavar as adegas de dois dos edifícios que ladeiam a estrada. Nos pátios traseiros das casas, existiam poços de pedra, provavelmente latrinas ou poços de armazenamento, e uma série de enterros infantis.
Entre os numerosos achados tinha vários artefatos especiais: uma pequena estatueta de pantera em bronze, um suporte votivo e um fuso de vidro. Tais achados são raros.
Fonte: sputniknewsbrasil