O mosteiro apresenta um piso de mosaico colorido e uma inscrição grega, e é “o maior e mais significativo sítio descoberto na região dos períodos romano e bizantino”, segundo os pesquisadores.
No local também foram encontrados mercadorias importadas, moedas, elementos de mármore, metal e vasos de vidro dentro do mosteiro, escreve o The Jerusalem Post.
O mosaico, adornado com inscrições gregas, desenhos geométricos e motivos de animais, apresenta uma citação bíblica do Deuteronômio: “Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres”. Isso sugere o papel do mosteiro como um centro espiritual e comunitário. Escavações também revelaram um lagar de vinho, indicando que o local era um centro econômico.
#Ancient mosaic with #Bible verse that ‘blesses all who read it’ discovered
Archaeologists have discovered a 1,500-yr-old monastery with an intricate mosaic floor
The discovery was made near the #Israeli city of Kiryat Gat pic.twitter.com/YjAbf65p2b— Hans Solo (@thandojo) January 11, 2025
Arqueólogos descobriram um mosteiro de 1.500 anos com um piso de mosaico intrincado.
O mosteiro, que é parte de um assentamento ativo do período romano ao bizantino, oferece raras informações sobre a vida monástica cristã na região. A IAA planeja conservar os artefatos, incluindo o mosaico, que será exibido publicamente em Kiryat Gat.
Fonte: sputniknewsbrasil