A taxa de desemprego no Brasil fechou o terceiro trimestre do ano, encerrado em setembro, em 5,6%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, o percentual de pessoas desocupadas no país fechou o terceiro trimestre em 6,045 milhões, o menor da série histórica. O número representa uma queda de 3,3% em relação ao trimestre anterior, e de 11,8 em comparação com o mesmo período do ano passado.
O percentual de pessoas ocupadas ficou em 58,7%, e o total de pessoas inseridas no mercado de trabalho ficou em 102 milhões, um patamar recorde. O número de pessoas empregadas com carteira assinada também atingiu um novo recorde, fechando o período em 39,2 milhões.
A renda média do trabalhador no período foi de R$ 3.507, uma alta de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na análise por setor, dentre os dez analisados pelo IBGE, houve expansão na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que registraram um aumento de 3,4%.
Em contraponto, houve uma queda de 1,4% nos setores do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, e de 2,9% no setor de serviço doméstico.
Fonte: sputniknewsbrasil
 
				





