Desembargador do TRF-1 zerou acervo de 41 mil processos só com planilhas de Excel


desembargador trf 1 zerou acervo 41 mil processos planilhas excel

Via @consultor_juridico | O desembargador Eduardo Morais da Rocha, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, conseguiu zerar um acervo de mais de 41 mil processos sem necessidade de incremento de pessoal ou uso de inteligência artificial. O resultado, alcançado em menos de três anos, foi resultado de uma estratégia eficiente de gestão e três planilhas de Excel.

O magistrado é um dos concorrentes ao Prêmio Innovare 2025, premiação que identifica as melhores práticas para aprimorar a Justiça no país.

Quando assumiu o posto, Morais da Rocha decidiu paralisar o gabinete por dois meses para que ele e sua equipe tivessem oportunidade de classificar cada um dos processos do acervo. 

A metodologia “Gabinete Zero” criada pelo magistrado foi reconhecida e elogiada pelo Conselho Federal da OAB e Conselho Nacional de Justiça e já vem sendo replicada por outros magistrados e em outros tribunais. 

A maioria dos processos do gabinete de Morais da Rocha é de natureza previdenciária e litígios envolvendo servidores públicos e militares.  “No início, fizemos várias habilitações de herdeiros, porque o beneficiário já havia falecido quando o processo foi, finalmente, julgado”, afirmou o desembargador em entrevista ao portal do CNJ. 

A metodologia agrega uma tabela de triagem, uma de classificação e outra de pautas para os julgamentos colegiados. A partir desse organograma, o magistrado zerou o acervo do gabinete em dois anos e meio. O número de decisões revogadas representou meio por cento dos processos julgados pelo gabinete de Morais da Rocha em 2024.

Fonte: @consultor_juridico

Anteriores Brasil embarca 12,5% mais milho por dia em agosto/25 do que o registrado em agosto/24
Próxima Mulher que se apresentava como desembargadora, promotora, juíza, “chefe da Interpol” é pr3s4 pela PRF