Deseja viver mais? Confira se esses 5 hábitos estão no seu cotidiano


istock-519476052

O segredo para viver mais e melhor passa pelos hábitos que o indivíduo mantém ao longo da vida. Fazer atividades físicas frequentemente e seguir uma alimentação equilibrada são apenas alguns exemplos de atitudes necessárias para atingir um envelhecimento saudável.

“Os hábitos e as escolhas feitas hoje vão determinar a nossa qualidade de vida no futuro”, explica o geriatra Thiago Póvoa, que atende no Distrito Federal.

O médico acrescenta que a saúde do corpo também é construída pelos relacionamentos desenvolvidos no âmbito familiar e social. “Ter amigos e participar de atividades sociais garante é importante para a qualidade de vida, pois mantém o cérebro ativo, exercendo suas capacidades naturais”, aponta.

O especialista em longevidade e envelhecimento saudável elencou 5 hábitos a serem seguidos por quem quer viver mais e melhor:

1. Exercitar-se

De acordo com geriatra, qualquer tipo de atividade física serve para manter o corpo funcionando bem. Se você é sedentário, ele indica que começar com 30 minutos por dia já é o suficiente para melhorar a vida.

“Escolha uma atividade física prazerosa, conforme o seu gosto. Com o tempo, você vai avançar e sentir o desejo de buscar novos desafios”, afirma Thiago Póvoa.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

0

2. Consumir alimentos saudáveis

Saber quais são os alimentos que fazem bem ao corpo é outro ponto importante para conquistar qualidade de vida. Uma rotina alimentar equilibrada, com os nutrientes necessários, é uma formas de garantir mais saúde. Segundo o médico, a ingestão de água regularmente também deve ser observada pois a hidratação é fundamental.

3. Manter o cérebro ativo

Para envelhecer bem, também é importante manter uma vida intelectual ativa e saber aproveitar o tempo livre. A leitura, o aprendizado, os hobbies e demais atividades de lazer conseguem descansar o corpo descansar e estimular o cérebro.

4. Cultivar relacionamentos

O geriatra destaca que a companhia de familiares e amigos é muito importante para a saúde das pessoas. Os círculos de relacionamento melhoram o dia a dia, principalmente das pessoas que já se retiraram do mercado de trabalho.

5. Resistir aos vícios

Deixar hábitos que fazem mal à saúde – como o cigarro e o consumo de álcool – são cruciais para ter uma vida mais longa. “O indivíduo deve tomar consciência da responsabilidade que deve ter com o próprio corpo”, afirma o médico. Com essa consciência, as escolhas do dia a dia irão conduzir a um estilo de vida mais saudável.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Anteriores Pilotos exaltam permanência do GP da Bélgica na F1 em 2023: “Uma das melhores pistas”
Próxima VÍDEO: Atriz de Pantanal usa termo “ovelha negra” e é corrigida ao vivo por suposto racismo