“Desses três anos para cá, desde que começou a treinar foi mudança atrás de mudança e a interação dele está sendo muito boa. O Abraão está pegando na mão das pessoas que nunca viu e abraça todo mundo. Antes, o que ele fazia era correr”, afirmou.
Abraão conquistou medalhas de prata em duas provas, arremesso de peso e lançamento de pelota na classe F40, categoria sub14, nas Paralimpíadas Escolares 2023, realizada em Brasília, entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro.
A mãe do atleta, que tem nanismo e deficiência intelectual, contou que o objetivo da família era que que ele interagisse com outras pessoas através do esporte, mas que se surpreendeu com os resultados dele na competição.
“A gente sempre subestima o intelectual do Abraão e ele estava lá para disputar com os outros atletas de igual para igual. O objetivo dele era a competição”, comemora.
Abraão faz parte da Associação Desportiva de Paranatinga (377 km de Cuiabá).
A professora e coordenadora da Adesp, Andressa Carvalho, comemora o resultado e credita ao Governo do Estado a inclusão dos atletas paralímpicos.
“O Governo deu essa oportunidade para todos, não só para quem já é bom no esporte, mas também para quem inicia. A nossa associação não tem outra ajuda a não ser o Governo do Estado e é uma mão que faz toda a diferença”, destaca a professora.
A Adesp existe há cinco anos e promove esporte e inclusão para pessoas de todas as idades, além das competições paralímpicas nacionais para crianças com deficiências (mental, visual ou física).
“Entramos com as documentações e através desse edital importantíssimo da Secel, o Pontos de Esporte e Lazer, a vida de alguns alunos que tínhamos naquele momento e a de novas crianças, mudou”, ressaltou Andressa.
O projeto, segundo ela, tem duas linhas de trabalho.
“Atendemos aquele aluno que a mãe deseja apenas a melhoria na qualidade de vida, mas a gente também tem a turma de treinamento, pois tem criança com deficiência que fala: ‘eu quero essa oportunidade'”, declarou.
Pontos Esporte e Lazer
O edital tem por objeto fomentar 40 projetos propostos por Organizações da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, com atuação comprovadas em atividades esportivas e de lazer há pelo menos dois anos e que venham atender ao interesse social e coletivo.
Paralimpíadas Escolares
O Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), levou 34 atletas para participar da II regional das Paralimpíadas Escolares 2023, e o resultado foi a conquista de 50 medalhas, sendo 31 de ouro, 17 de prata e duas de bronze, nas modalidades atletismo, bocha e natação.
Coordenada por membros da Secel, a delegação era composta por 61 membros, entre eles atletas, técnicos e stafs das cidades de Araputanga, Brásnorte, Cáceres, Canarana, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Paranatinga e Várzea Grande.
Fonte: @secelmt