O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou nesta terça-feira (28) os resultados da seleção de vagas em universidades públicas para estudantes que se inscreveram no programa utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.
O Sisu é uma plataforma do governo que permite que estudantes concorram a vagas em universidades públicas do país, oferecendo oportunidades para que estudantes de diferentes regiões e condições socioeconômicas possam concorrer a vagas em universidades públicas de qualidade.
Consultando os resultados e a matrícula
Os estudantes que realizaram a inscrição neste ano de 2023 já podem consultar os resultados no site https://sisualuno.mec.gov.br/. Se você foi aprovado em algum curso, é preciso buscar a instituição de ensino em que você irá estudar para saber quais são os documentos exigidos para a matrícula. O prazo para esse processo é de 2 a 8 de março.
Manifestação de interesse na lista de espera
Para aqueles que não conseguiram uma vaga no curso escolhido, ainda é possível manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. É possível concorrer na 1ª ou na 2ª opção de curso indicada na inscrição. Os resultados serão divulgados pelas próprias universidades.
Vale lembrar que, se a nota foi suficiente para passar na 1ª opção, o estudante será aprovado nela e não poderá escolher entre a 1ª e 2ª opção. Caso contrário, poderá ser aprovado na 2ª opção se o desempenho for suficiente. Se o estudante não for aprovado em nenhum dos cursos escolhidos, ainda existe a lista de espera.
Processo seletivo e importância do Sisu
O Sisu é aberto duas vezes ao ano e cada universidade estabelece o peso de cada área do conhecimento do Enem para a seleção de seus candidatos, de acordo com os cursos oferecidos e suas particularidades. Os alunos são selecionados de acordo com a nota do Enem e a ordem de classificação. As vagas do Sisu são disputadas por estudantes de todo o país, tornando a seleção bastante concorrida.
O programa é uma ferramenta importante para democratizar o acesso ao ensino superior no Brasil, oferecendo oportunidades para que estudantes de diferentes regiões e condições socioeconômicas possam concorrer a vagas em universidades públicas de qualidade.
Fonte: capitalist