Os registros antigos apontam que a escadaria foi construída em meados do século XVI com o objetivo de providenciar um caminho de escapatória rápido para o Cosme I de Médici, duque de Toscana, e sua esposa Leonor de Toledo.
Ao longo dos séculos, os tetos abobadados foram cobertos por várias camadas de gesso. As pinturas grotescas surgiram após restauradores removeram meticulosamente camada após camada para chegar ao gesso primordial com os afrescos.
Una scoperta straordinaria nel cuore di Palazzo Vecchio!
Dai lavori di recupero di una scala ‘segreta’ i restauratori hanno scoperto delle superfici decorate a ‘grottesche’ risalenti al 1500. Palazzo Vecchio è uno scrigno di inestimabili bellezze.https://t.co/jHuof5idWm pic.twitter.com/P9bUuT5YvZ— Dario Nardella (@DarioNardella) April 13, 2023
Uma descoberta extraordinária no coração do Palazzo Vecchio! A partir dos trabalhos de restauração de uma escadaria “secreta”, os restauradores descobriram superfícies decoradas com “grotescos” sorridentes que datam de 1500. O Palazzo Vecchio é um tesouro de beleza inestimável.
Algumas partes da tinta se perderam e houve delaminação do gesso da parede, de modo que, à medida que as superfícies decoradas ficavam expostas, os conservadores têm trabalhado para restaurá-las e mantê-las fixas.
O Palazzo Vecchio, a prefeitura de Florença que foi construída no início dos anos 1300, tornou-se palácio ducal dos Médici, bem como a sede do governo em 1540, quando o duque Cosme I de Médici se mudou para lá.
Fonte: sputniknewsbrasil