Cada área de superfície, exceto o piso, foi coberta com murais que permaneceram até os dias de hoje em condições excepcionais, todas as cores usadas são ricas e vivas como se tivessem sido pintadas ontem.
O túmulo foi descoberto em 2018 durante uma pesquisa arqueológica no local da construção de uma estrada. O Instituto Provincial de Arqueologia de Shanxi escavou o local, descobrindo uma tumba de tijolos de câmara única que consiste em uma passagem para a porta do túmulo, a entrada, um corredor e a câmara funerária principal, escreve The History Blog.
© Foto / 山西省考古研究院微信公眾號 「考古匯」/金晓彤、原江Vista panorâmica do túmulo da dinastia Tang descoberto na província Shanxi, no norte da China
Vista panorâmica do túmulo da dinastia Tang descoberto na província Shanxi, no norte da China
© Foto / 山西省考古研究院微信公眾號 「考古匯」/金晓彤、原江
A porta do túmulo é decorada com desenhos botânicos em vermelho e amarelo-alaranjado. No interior, em cada lado da porta, há um par de homens em vestes amarelas. Os arqueólogos acreditam que são figuras guardiãs, protegendo a entrada do túmulo.
O teto cônico da câmara acima de cada uma das quatro paredes é decorado com animais fantasiados debruados com largas fitas vermelhas e florais sobre um fundo branco. As quatro paredes da câmara funerária são pintadas com painéis retangulares delineados em linhas vermelhas grossas. Dentro da maioria dos painéis sobre um fundo branco são retratados indivíduos em pé sob árvores altas e estilizadas, um estilo popular da era Tang chamado, apropriadamente, de “figura sob a árvore”.
© Foto / 山西省考古研究院微信公眾號 「考古匯」/金晓彤、原江Afresco no lado sul da parede oriental da tumba com representação de uma oficina residencial
Afresco no lado sul da parede oriental da tumba com representação de uma oficina residencial
© Foto / 山西省考古研究院微信公眾號 「考古匯」/金晓彤、原江
Os homens representados sob as árvores nos painéis estão em diferentes posturas se engajando em diferentes atividades, mas são consistentes em aparência e roupas. Os arqueólogos acreditam que eles provavelmente representam o mesmo indivíduo, ou seja, o proprietário do túmulo.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil