Os artefatos foram revelados enquanto o Departamento de Obras Públicas estava conduzindo trabalhos de renovação em uma fonte em Karkoot Nag na área de Salia de Aishmuqam.
Shivling é uma representação simbólica do Deus Shiva, uma das principais divindades dos Trimurti (a trindade de Brahma, Vishnu e Shiva), escreve Arkeonews.
Durante os trabalhos, os operários se depararam com uma laje de perda que escondia 15 artefatos: 11 Shivlings intactos, uma escultura parcialmente quebrada de pilar de templo e três painéis de divindades que alegadamente retratam formas de Shiva com múltiplos braços, Vishnu e possivelmente Shakti, detalha o portal.
In Anantnag, Jammu & Kashmir’s Karkoot region, ancient Hindu idols and 11 Shivlings have been unearthed during the restoration of a centuries-old water spring. pic.twitter.com/IPteQEMLWD
— Fatima Khan (@Fatima_Khatun01) August 5, 2025
Em Anantnag, na região de Jamu e Caxemira, antigos ídolos hindus e 11 Shivlings foram descobertos durante a restauração de uma nascente de várias centenas de anos.
Autoridades afirmam que vários ídolos de pedra, alguns com gravuras de divindades hindus, foram recuperados da lagoa sagrada no local.
Estes ídolos e os Shivlings poderiam datar de há mais de um milênio, uma vez que o local onde eles foram achados — Karkoot Nag – é comumente associado pelos Pandits da Caxemira (grupo etnorreligioso hindu) com a dinastia Karkota, que se acredita ter governado a Caxemira em 625−855 d.C.
Fonte: sputniknewsbrasil