Descobrem em Belize túmulo de 1.600 anos do 1º governador de uma cidade maia (FOTOS)


O túmulo do governante de Caracol data de cerca de 350 d.C., destaca-se que ele havia subido ao trono em 331.

Esta é a primeira vez que um túmulo real identificável foi encontrado em Caracol desde que os arqueólogos da Universidade de Houston, Diane Chase e Arlen Chase, começaram escavações lá há mais de 40 anos, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira (10).

Os restos esqueléticos encontrados no túmulo pertencem a um homem de cerca de 1,70 m de altura, que não tinha dentes, provavelmente devido à sua idade avançada. A dinastia que ele fundou durou mais de 460 anos.
Sua sepultura foi ricamente decorada com objetos funerários, missangas esculpidas de osso, três pares de adornos que eram colocados nas orelhas feitos de jadeíte, contas de jadeíte, conchas de moluscos spondylus do Pacífico e outros materiais orgânicos, escreve The History Blog.
Entre os bens funerários estavam 11 vasos de cerâmica, muitos deles policromados e todos eles finamente trabalhados. As vasilhas policromadas são pintadas com cores vivas nas partes laterais e tampas.
O artefato mais excepcional no túmulo é uma máscara de morte em mosaico jadeítico. Elas são extremamente raras nos sítios maias, sendo indicadores de que o falecido era alguém de grande importância.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Agente da CET é Preso por Dirigir Viatura Embriagado e Bater Carro em SP
Próxima Em poucos dias, tarifas dos EUA já afetam o mercado de trabalho global, diz mídia