Descoberto no Santuário de Vida Selvagem de Crooked Tree, o maior pantanal interior em Belize, a equipe datou a construção dessas estruturas de pescaria ao período arcaico tardio (cerca de 2000-1900 a.C.), antecedendo os exemplos amazônicos por mil anos ou mais, escreve ABC News.
Muito antes da construção de templos pelos maias, seus antecessores já estavam alterando a paisagem da península de Iucatã.
Com a ajuda de drones e do serviço de mapas Google Earth, arqueólogos descobriram uma rede de canais feitos de terra de 4.000 anos no atual Belize. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.
“As imagens aéreas foram cruciais para identificar este padrão realmente distinto de canais lineares em forma de ziguezague” que correm por vários quilômetros através de zonas húmidas, disse a coautora do estudo Eleanor Harrison-Buck da Universidade de New Hampshire.
Scientists in @ScienceAdvances have uncovered traces of an ancient, massive fish-trapping network found in a Belizean wetland that likely aided the rise of the Maya. https://t.co/fhfqfhioiZ pic.twitter.com/9CbTvKzJO5
— Science Magazine (@ScienceMagazine) November 22, 2024
Os antigos canais de pesca, combinados com lagoas de retenção, eram usados para canalizar e capturar espécies de água doce como o peixe-gato.
“Pontas de lança farpadas” encontradas nas proximidades poderiam ser amarradas a varas e usadas para apanhar peixes, disse a coatora do estudo Marieka Brouwer Burg da Universidade de Vermont.
As redes de canais foram construídas há 4.000 anos por povos seminômades na planície costeira de Iucatã. De acordo com o estudo, os canais foram usados por cerca de 1.000 anos ou mais.
Fonte: sputniknewsbrasil