No Sistema Solar, os planetas rochosos menores, como Vênus, Terra ou Marte, orbitam relativamente próximos da nossa estrela, enquanto os maiores, como Júpiter, Saturno ou Netuno, movem-se em amplas órbitas ao redor do Sol.
Em estudos publicados na revista Astronomy & Astrophysics, os especialistas demonstram que nosso sistema planetário é consideravelmente singular neste sentido.
© Foto / NCCR PlanetS, Illustration: Tobias StierliUma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema
Uma equipe de astrônomos da Universidade de Berna e do NCCR PlanetS, na Suíça, demonstraram pela primeira vez a existência de quatro tipos de sistemas planetários, bem como a singularidade de nosso sistema
© Foto / NCCR PlanetS, Illustration: Tobias Stierli
Durante os estudos, os pesquisadores descobriram quatro tipos de sistemas, sendo similares, ordenados, desordenados e mistos.
O estudo ainda aponta que os sistemas “similares” são o tipo mais comum de arquitetura, sendo que aproximadamente oito de cada dez sistemas em torno das estrelas visíveis no céu noturno são deste tipo.
Já o tipo “ordenado”, o mesmo que o do Sistema Solar, é o mais raro, o que surpreendeu os astrônomos, além de indicar a singularidade do nosso sistema.
Fonte: sputniknewsbrasil