O mosaico é composto por pequenas peças pretas, brancas e vermelhas representando animais, motivos botânicos e uma inscrição grega. Em um dos cantos do piso é visível um motivo redondo representando os quatro elementos cósmicos (ar, água, terra e fogo). Esse “medalhão” provavelmente se encontrava nos outros três cantos da sala, e sua iconografia incomum pode dar uma nova visão sobre as práticas religiosas da Antiguidade Tardia na região, avança The History Blog.
Os arqueólogos acreditam que o edifício era uma pequena igreja, capela ou santuário de um mártir. As inscrições incluem nomes e títulos dos clérigos que patrocinaram a construção do edifício. Escrito na fórmula epigráfica [frase padronizada usada em inscrições] do início do Império Bizantino, a inscrição apela à proteção do “Conde Anakas e de sua família.”
📍 Şanlıurfa Kalesi’nde yürütülen kazılarda üzerinde bitki, hayvan figürleri ve geometrik motiflerin yer aldığı, MS 5. yüzyıla ait Grekçe yazıtlı mozaik bulundu.
Kazı Başkanı ve Batman Üniversitesi Arkeoloji Bölümü Öğretim Üyesi Prof. Dr. Gülriz Kozbe, Kültür ve Turizm… pic.twitter.com/gr0O9MQup8
— arkeolojihaber ® (@arkeolojihaber) October 19, 2025
A fórmula era utilizada para invocar a oração de intercessão de um santo pelo principal doador que financiou a construção da estrutura, detalha o portal.
A inscrição menciona o bispo Elyas, o sacerdote principal, e Rabulus, que ocupava o cargo de diácono — uma função que, naquele contexto, incluía a leitura pública das escrituras durante os cultos.
Fonte: sputniknewsbrasil







