O portal sublinha que a descoberta de um fragmento de máscara de ator em terracota representando um sátiro, um companheiro travesso de Dionísio, datada do século II a.C., marca um avanço importante na compreensão da vida cultural e religiosa de uma das maiores colônias gregas antigas na região do mar Negro.
© Foto / Museu de FanagoriaMáscara grega encontrada em Fanagoria
Máscara grega encontrada em Fanagoria
© Foto / Museu de Fanagoria
O fragmento da máscara, medindo cerca de 30 centímetros, preserva o lado esquerdo do rosto do sátiro com detalhes pintados visíveis, como o olho com contorno azul e a barba e bigode avermelhados, típicos das máscaras usadas na Nova Comédia.
“O tamanho, os detalhes estilísticos e as perfurações para as tiras confirmam que este era um adereço teatral genuíno, e não uma máscara votiva em miniatura”, ressalta a publicação.
Segundo a matéria, a máscara de sátiro encontrada em Fanagoria revela a vida cultural e religiosa ligada ao culto de Dionísio, especialmente durante o reinado de Mitrídates VI Eupátor.
Então, o teatro tinha papel importante nos rituais e suas imagens eram comuns em objetos daquela época.
Vale destacar que esta máscara é a primeira evidência arqueológica direta da existência de um teatro funcional na cidade.
Anteriormente, aponta o artigo, máscaras rituais menores representando sátiros e atores cômicos tinham sido encontradas em santuários da região.
© Foto / Museu de FanagoriaMáscara grega encontrada em Fanagoria
Máscara grega encontrada em Fanagoria
© Foto / Museu de Fanagoria
Fanagoria, fundada por colonos gregos, foi um importante centro de comércio, política e cultura na península de Taman, influenciado pelas tradições gregas e locais.
Durante o período helenístico, tornou-se uma cidade-chave do Reino do Bósforo, com descobertas arqueológicas revelando palácios reais, basílicas cristãs e necrópoles extensas.
Assim, conclui a publicação, a máscara de sátiro encontrada comprova a existência de um teatro ativo, refletindo a prática da arte, literatura e religião grega na região, fazendo da cidade um palco onde religião, política e arte se misturaram, evidenciando sua importância cultural e histórica.
Fonte: sputniknewsbrasil