As tensões voltaram a aumentar na região devido após as autoridades do Kosovo exigirem que os sérvios locais registrem novamente suas placas de automóveis, substituindo a documentação da Sérvia pelo código do Kosovo e da União Europeia (UE). O prazo para o novo registro era 31 de outubro.
“Os Estados Unidos estão desapontados com o fato de os líderes do Kosovo e da Sérvia não terem chegado hoje a acordo com o Alto Representante da UE, Borrell, sobre uma solução para a actual crise no Kosovo”, disse Price durante coletiva. “Instamos o primeiro-ministro [do Kosovo, Albin] Kurti, a trabalhar com o alto representante da UE [Josep] Borrell e o representante especial da UE [Miroslav] Lajcak para chegar a um compromisso justo”.
Os EUA, juntamente com a EU, pedem ao Kosovo que suspenda imediatamente quaisquer medidas previstas que aumentem as tensões, incluindo a imposição de multas a veículos devido à nova exigência de documentação, disse Price.
© AP Photo / Andrew HarnikO porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, responde a pergunta de repórter durante entrevista coletiva no Departamento de Estado, em Washington, em 28 de fevereiro de 2022
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, responde a pergunta de repórter durante entrevista coletiva no Departamento de Estado, em Washington, em 28 de fevereiro de 2022
© AP Photo / Andrew Harnik
Além disso, o porta-voz afirmou que o Kosovo e a Sérvia devem abster-se de tomar medidas provocativas, cumprir as suas obrigações no âmbito do diálogo facilitado pela UE e empenhar-se construtivamente para alcançar uma solução sustentável para as tensões. Price salientou que Kurti e o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, devem fazer concessões para garantir que não ponham em risco anos de paz na região.
Mais cedo, Borrell realizou uma cúpula entre Belgrado e Pristina em meio à escalada das tensões no Kosovo, que contou com a presença de Vucic, Kurti e Lajcak. Vucic disse mais tarde que não houve progressos na reunião.
Em 27 de agosto, Belgrado e Pristina chegaram a um acordo de compromisso intermediado pela UE sobre os regulamentos de entrada e saída na região. Apesar disso, Belgrado afirma que a medida visa apenas simplificar a passagem na região disputada e não significa que a Sérvia reconheça a independência do Kosovo.
Fonte: sputniknewsbrasil