O avanço da modernidade trouxe muitas facilidades com a criação de desktops, telefones celulares e outras tecnologias. Contudo, essas inovações também tornaram muitas profissões, que antes eram realizadas manualmente por trabalhadores, dispensáveis devido à possibilidade de serem desenvolvidas por máquinas.
Aqui, vamos lembrar 5 dessas profissões que, hoje, podem até parecer absurdas diante de toda a tecnologia que temos disponível na atualidade. Confira abaixo!
Veja as 5 profissões extinguidas
Atores de rádio
Considerando que não haviam televisões com a performance atual, o rádio era muito comum na época. Por meio dele, eram transmitidas as radionovelas que possuíam uma brilhante narrativa para possibilitar, através da fala, a imersão do público na história.
Datilógrafos
Esses profissionais eram atribuídos de redigir textos em equipamentos mecânicos para a escrita. Essas máquinas eram muito comuns, contudo, com o surgimento de desktops, elas caíram no desuso junto com a profissão.
Guias com lanternas no cinema
No passado, as salas de cinema não possuíam tantas luzes dispostas, logo, essa tarefa era desempenhada pelos guias que possuíam suas lanternas para auxiliar o público a encontrar os seus acentos.
Com a facilidade de comprar pela bilheteria do cinema ou até pela internet, localizar os acentos se tornou uma tarefa fácil, o que tornou essa profissão obsoleta.
Telefonistas
Antigamente, quando alguém queria ligar diretamente para outra pessoa era sempre necessário falar com uma telefonista antes e ela realizava o direcionamento da chamada telefônica. Porém, com a criação dos telefones celulares e aperfeiçoamento das empresas de telefonia, a profissão de telefonista deixou de existir.
Vendedores de enciclopédia
Com o advento da internet, tornou-se uma tarefa muito mais simples acessar qualquer tipo de informação no momento desejado. Mas, em décadas passadas, isso não era tão fácil! As informações eram obtidas através de enciclopédias e haviam vendedores específicos para isso.
Fonte: capitalist