Os EUA deixarão de tratar a Rússia como economia de mercado, anunciou na quinta-feira (10) o Departamento de Comércio norte-americano, citado pela agência britânica Reuters.
Retirando o status atribuído à Rússia em 2002, um passo importante para a admissão da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2012, o departamento americano disse que há envolvimento “abrangente” do governo na economia do país distorcendo os preços e custos, o que estaria afetando as exportações para os EUA.
Com isso, o Departamento de Comércio dos EUA declarou a necessidade de aplicar a “força completa” da lei antidumping de Washington.
Em 2021, a Câmara do Comércio Americana na Rússia referiu que Moscou conseguiria desafiar qualquer semelhante decisão dos EUA na OMC.
As relações entre o Ocidente e Moscou têm deteriorado ao longo dos anos, e após o começo da operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022, os países ocidentais aplicaram sanções abrangentes sem precedentes que tornaram a Rússia o país mais sancionado do mundo. Apesar disso, a economia russa tem aguentado relativamente bem a pressão, enquanto os países ocidentais registraram novas escaladas de inflação aumentando rapidamente seus custos de vida.