Denza B5 desembarca para estrear família de luxo da BYD no Brasil


As primeiras unidades do Fang Cheng Bao 5 chegaram ao Brasil. A BYD trouxe o modelo, que deverá ser lançado no país oficialmente ainda no primeiro semestre de 2025, por meio do Explorer 1 – navio da própria fabricante. O cargueiro atracou nesta quinta-feira (27) no Portocel, em Aracruz (ES).

O SUV híbrido ficará sob guarda-chuva da BYD e terá nome diferente no Brasil, com o intuito de simplificar. Por aqui, conforme já havíamos apurado, será comercializado como um veículo da Denza, submarca que abrigará os modelos de luxo da montadora, e será chamado de B5.

O Denza B5 utiliza mesma plataforma, de chassi com longarinas, da BYD Shark e tem quase 5 metros de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 de altura e entre-eixos de 2,80 m – batendo de frente, por exemplo, com o Land Rover Defender. Também se vale do mesmo conjunto híbrido plug-in DMO da picape, composto por motor 1.5 turbo que, na caminhonete, rende 183 cv e dois propulsores elétricos de 231 cv (dianteira) e 204 cv (traseira). A potência combinada é de 437 cv.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A BYD não divulgou quaisquer detalhes sobre o Denza B5. No entanto, bom destacar que o jipão tem números combinados mais interessantes que a picape. O conjunto no SUV chega a 686 cv de potência e entrega 77,5 kgfm de torque – contra os 65 kgfm da Shark. O utilitário esportivo ainda dispõe de tração 4×4 e vai de 0 a 100 km/h em pouco menos de 5 segundos.

A bateria de 20,4 kWh garante ao modelo uma autonomia de 125 km em modo puramente elétrico (no otimista ciclo chinês). O alcance pode ser recuperado em até 16 minutos. A autonomia total do jipão híbrido é de 1.200 km. Além disso, tal qual a Shark, o B5 é capaz de fornecer energia elétrica para uma casa – mais exatamente 6 kW. Algo semelhante ao que também faz a Ford F-150 Lightning.

Por dentro, o Denza Bao 5 tem como destaque painel de instrumentos digital, central multimídia com tela flutuante e uma terceira tela voltada para o passageiro do banco dianteiro. Além disso, o console central é similar ao da BYD Shark, com uma infinidade de botões que ficam posicionados próximos à manopla do câmbio. Todos têm indicações intuitivas e são de fácil acesso.

Cabe lembrar que, em 2024, o Bao 5 conferiu à BYD um novo recorde incluído no Guinness Book. Isso porque o SUV médio subiu uma montanha de 5,980 metros na China e se tornou o primeiro modelo híbrido plug-in a atingir tal altitude no mundo.

O B5 será vendido em lojas da Denza no mercado brasileiro. Segundo apuração de Autoesporte, as revendas da submarca de luxo ficarão separadas das concessionárias da BYD. Há a possibilidade de aproveitar parte da estrutura física dos showrooms, mas separá-los por uma parede tal qual a Stellantis faz em muitos de seus pontos de venda.

A Denza também venderá em suas lojas no Brasil a van executiva D9, que sai de fábrica com sete lugares na configuração 2+2+3. Ela tem 5,25 metros de comprimento e 3,11 m de entre-eixos. Ou seja, porte similar ao de Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, por exemplo.

Na China, o modelo está disponível em versões com motorização híbrida, híbrida plug-in e elétrica, com tração integral ou apenas dianteira. Para o Brasil, deve chegar a opção que pode ser carregada na tomada.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF não pode ser omisso, e protagonismo veio para ficar, diz Flávio Dino
Próxima Lula e Tarcísio Lançam Edital para Construção do Túnel Santos-Guarujá, Obra de R$ 6 Bilhões