Delegação ucraniana não comparece para negociações de paz com a Rússia nesta quinta-feira


A equipe de negociação da Rússia, liderada pelo assessor presidencial Vladimir Medinsky — que também liderou os esforços em Istambul em 2022 — esperou o dia inteiro pela contraparte ucraniana, que fracassou em se apresentar para as conversas.
O assessor presidencial russo e chefe da delegação russa nas negociações russo-ucranianas, Vladimir Medinsky, discursa para a mídia em Istambul, 15 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2025

Segundo uma fonte no Ministério das Relações Exteriores da Turquia, é esperado que amanhã, sexta-feira (16), ocorram reuniões tripartites nos formatos Rússia-Turquia-Ucrânia e Estados Unidos-Turquia-Ucrânia. Uma reunião entre os quatro países não é prevista.

“Amanhã haverá reuniões em vários formatos: reuniões trilaterais entre EUA, Ucrânia e Turquia, bem como Rússia, Ucrânia e Turquia”, disse a fonte.

As delegações serão lideradas pelo chanceler turco, Hakan Fidan; pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio; e pelo minsitro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, além de Vladimir Medinsky.
© Foto / Divulgação / Ministério das Relações Exteriores da TurquiaO chanceler turco, Hakan Fidan (à direita), e o representante russo Vladimir Medinsky no Palácio Dolmabahce, em Istambul. Turquia, 15 de maio de 2025

O chanceler turco, Hakan Fidan (à direita), e o representante russo Vladimir Medinsky no Palácio Dolmabahce, em Istambul. Turquia, 15 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.05.2025

O chanceler turco, Hakan Fidan (à direita), e o representante russo Vladimir Medinsky no Palácio Dolmabahce, em Istambul. Turquia, 15 de maio de 2025
Com a ausência do lado ucraniano, Fidan e Medinsky se reuniram por uma hora no Palácio Dolmabahce, em Istambul.
Comentando os sucessivos atrasos da comitiva ucraniana, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou mais cedo que os delegados ucranianos estão com medo de conversar com os negociadores russos.

“A Rússia já enviou uma delegação. Dado que os representantes ocidentais estão em crise, eles estão simplesmente com medo de conversar. Nossa delegação não é composta por atores mal-educados, palhaços, viciados em drogas ou ginecologistas dançarinos de trampolim se passando por diplomatas, mas por profissionais de alto nível que têm pleno domínio da situação.”

Rússia está pronta para chegar a um acordo

A repórteres após a chegada de sua delegação na Turquia, na manhã desta quinta, Medinsky afirmou que a principal tarefa das negociações diretas com o lado ucraniano é “alcançar o estabelecimento de uma paz de longo prazo, mais cedo ou mais tarde, eliminando as causas básicas do conflito”.
Compõem também a equipe russa o vice-ministro das Relações Exteriores Mikhail Galuzin, o chefe do Departamento Principal do Estado-Maior das Forças Armadas russas, Igor Kostyukov, e o vice-ministro da Defesa, Aleksandr Fomin.
Conforme detalhou Medinsky, a equipe russa vai encarar o que for discutido como uma continuidade das conversas de 2022, interrompidas por Kiev, e sua equipe está pronta para buscar meios-termos nas negociações.

“Estamos prontos para trabalhar em prol da retomada do curso das negociações de Istambul. Estamos prontos para possíveis concessões e para discuti-las“, disse Medinsky à emissora Rossiya 24.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Esta é a avaliação dos deputados federais sobre o trabalho do STF, segundo levantamento da Genial/Quaest
Próxima Campanha arrecada mais de R$ 500 mil para alpinista que resgatou brasileira, mas taxa de 20% da Razões para Acreditar gera polêmica