Segundo o Ministério da Defesa da Armênia, o chefe da pasta, Suren Papikyan, chegou à França para negociações sobre a cooperação entre os dois países na esfera militar.
Nesta terça-feira (18), Lecornu postou no X (antigo Twitter) informando que o contrato foi assinado durante uma reunião com Papikyan na segunda-feira (17), mas não disse quantos sistemas serão vendidos para o país.
Nous continuons de renforcer notre relation de défense avec l’Arménie.
Entretien chaleureux et productif avec mon homologue 🇦🇲@papikyan_suren, en marge d’Eurosatory.
Nouveau jalon important avec la signature d’un contrat pour l’acquisition de canons CAESAR. pic.twitter.com/WT7wpSxo6f
— Sébastien Lecornu (@SebLecornu) June 18, 2024
A França tem uma grande diáspora na Armênia e é tradicionalmente um dos mais fortes apoiantes europeus de Yerevan. O país é formalmente aliado da Rússia, mas nos últimos anos tem se voltado diplomática e militarmente para o Ocidente.
Na semana passada, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que o governo armênio deveria expressar abertamente sua posição quanto à adesão à Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), que tem entre seus objetivos garantir o equilíbrio na região euro-atlântica e servir de contraponto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil