Declarações dos EUA na cúpula com África mostram incapacidade de manter diálogo igualitário


26473450

“Mais uma vez, Washington demonstra sua incapacidade de se envolver em um diálogo equitativo e uma concorrência honesta, e suas afirmações sobre a liberdade de escolha dos países africanos mostraram padrões duplos”, aponta comunicado publicado pela chancelaria.
Segundo declarou Zakharova, um exemplo marcante disso é o “chamado projeto de lei ‘sobre neutralização das atividades maliciosas da Rússia na África’, que prevê punição coletiva por qualquer cooperação com a Rússia“.
“Essa restrição das liberdades políticas e econômicas básicas demonstra concorrência desleal e imposição grosseira da agenda ocidental a outros países”, observou ela.

“A Rússia é solidária com os amigos africanos que, apesar da enorme pressão do Ocidente, incluindo ameaças de cortar o apoio financeiro, assumem uma posição independente, em primeiro lugar no contexto da situação em torno da Ucrânia”, disse a representante da chancelaria russa.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Estratégico e de Projetos Nacionais russo, 15 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 15.12.2022

Moscou defende o direito dos países a escolherem os seus parceiros políticos e econômicos, a seguirem os seus próprios valores e seu caminho de desenvolvimento civilizacional sem medo de serem punidos, acrescentou Zakharova.
Anteriores EUA lançam Escritório de Coordenação da China para ‘garantir’ estratégia contra Pequim
Próxima Futuro da Europa 'corre sério risco' devido à dependência dos EUA, diz GT