A proposta de um Pacto Econômico com a Natureza, assinado nesta semana por empresários e economistas, reforça o compromisso de ação integrada por um novo rumo para o desenvolvimento do Brasil. No último dia 21, os chefes dos Três Poderes já haviam firmado o Pacto Pela Transformação Ecológica.
A carta dos empresários e economistas destaca, acertadamente, a importância de a iniciativa privada acelerar a adaptação da nossa economia à nova realidade do clima, a construção de diretrizes e metas para um plano nacional de descarbonização e a centralidade da união de esforços entre iniciativa privada e poder público.
O acordo assinado pelos Três Poderes e o pacto proposto por empresários e economistas, assim como o Plano de Transformação Ecológica, o Plano Clima e a meta de desmatamento zero até 2030, além do compromisso de fazer o enfrentamento adequado do grave problema da emergência climática, são indicadores do que temos pela frente: uma agenda urgente e relevante de implementação da transformação ecológica e em defesa do meio ambiente para a construção de um novo ciclo de prosperidade a partir de um modelo sustentável de desenvolvimento, que seja compatível com os desafios presentes e futuros.
Parabenizo os signatários da carta e identifico grande convergência dos eixos estratégicos abordados com o compromisso do governo brasileiro relacionado a esta agenda.
Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Fonte: gov.br