De olho nas tensões em Taiwan, Japão estabelecerá novo ‘comando conjunto’ com os EUA


25640125

O novo comando faz parte de uma grande revisão da defesa “diante da crescente assertividade da China sobre Taiwan”, conforme informou o jornal Nikkei neste sábado (29).
O governo japonês pretende ter o comando conjunto funcionando até 2024. Sua função será a coordenação de estratégias e impulsionar a cooperação de defesa do Japão com os militares dos EUA.
O governo do primeiro-ministro Fumio Kishida está aumentando os seus gastos militares em resposta ao poder crescente da China e à incerteza geopolítica sobre Taiwan, bem como o desenvolvimento de mísseis e armas nucleares da Coreia do Norte.
Míssil balístico sendo lançado em 14 de janeiro de 2022 a partir de sistema ferroviário durante exercício na zona ocidental da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2022

O comando conjunto será supervisionado por um comandante conjunto, uma posição recém-criada que se reportará diretamente ao ministro da Defesa do Japão.
Recentemente, o governo japonês informou que está na fase final de fechar um acordo para comprar mísseis de cruzeiro americanos Tomahawk.
A notícia ocorre poucos dias depois de Tóquio ter concluído uma aquisição separada de mísseis americanos de curto alcance.
Tóquio está agora revisando sua Estratégia de Segurança Nacional para colocar um foco maior nas “capacidades de contra-ataque para destruir bases de lançamento de mísseis inimigos com o propósito de autodefesa”, afirma o jornal japonês Yomiuri.
Bombardeiro estratégico dos EUA B-1B Lancer (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2022

Anteriores Rússia monitora doutrina nuclear dos EUA em meio à crescente ameaça de armas atômicas, diz MRE
Próxima F1: Leclerc acredita que pode escapar de penalidade após acidente no TL2