De gerente a mecânica: Renault inaugura concessionária 100% feminina no Brasil


Sempre minoria no universo automotivo, as mulheres têm, gradativamente, acelerado nas pistas do setor. A última movimentação vem da Zona Norte de São Paulo, onde acaba de ser inaugurada a Women@RPoint, primeira concessionária 100% feminina da Renault no Brasil (hoje são 274 lojas ao todo). O Brasil, vale dizer, é o segundo maior mercado do mundo para fabricante depois da França.

Instalada na Avenida Braz Leme, no bairro da Casa Verde, a Women@RPoint tem 548 m², showroom, área de entrega de veículos e oficina e um total de 13 mulheres trabalhando lá. São vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, gerente de vendas e serviços de pós-venda e duas mecânicas.

Todas as colaboradoras da unidade são formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, que segue padrões de qualidade internacionais. As mecânicas também receberam a capacitação do Senai.

“O intuito é promover oportunidades para que as mulheres possam desenvolver suas carreiras”, afirma Milene Sipas, diretora comercial da marca Renault no Grupo RPoint, única mulher no conselho do grupo e idealizadora da concessionária totalmente feminina.

Só que para isso, a executiva diz que não basta querer, mas sim fazer tudo em torno dos indicadores produtividade, rentabilidade e qualidade. E para isso há indicadores que comprovam o valor da mulher nesse setor. “Provamos com competência e entrega de resultados.

No mês de abril, a Women@RPoint obteve a segunda melhor nota de qualidade, reconhecida pelo cliente entre as concessionárias de São Paulo. “E cliente satisfeito retorna”, explica Milene. A área comercial, por sua vez, também tem se destacado pelo percentual de rentabilidade por veículo vendido e pela conversão de leads.

A fabricante também é da opinião que diversidade gera mais criatividade e inovação, e isso contribui diretamente para o negócio. “A unidade Women@RPoint nos mostra que há espaço para aprender e evoluir constantemente”, destaca Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.

Em 2022, o Grupo tornou-se signatário do WEPs (Women’s Empowerment Principles– ONU). O Grupo RPoint também aderiu aos princípios de empoderamento feminino do WEPs no ano passado.

As duas mecânicas que atuam na Women@RPoint estão sendo preparadas pela revenda há mais de um ano, até porque não existiam “prontas” no mercado. Uma delas cresceu em uma oficina, já que é filha de mecânico, mas está estudando e se aperfeiçoando. A outra atuava com vendas no Mercadocar. Hoje, as duas executam vários serviços como revisão periódica e corretiva, além de troca de óleo, filtro de ar, pastilha, correia dentada e também conserto de câmbio.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Tribunal nega habeas corpus a advogado suspeito de furto de moedas digitais
Próxima Reitor recebe visita de representantes da Finep