Dança do Chorado de Vila Bela estará na abertura do Encontro de Prefeitos


Crédito: Divulgação

O Encontro de Prefeitos e Primeiras Damas, promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios e a Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios-APDM, a ser realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no espaço da Fatec/Senai e na AMM, terá uma programação cultural. Na abertura oficial do evento, participam alguns grupos culturais de dança folclórica, como a dança do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A manifestação cultural tem origem no período colonial e imperial, quando escravos fugitivos ou transgressores eram aprisionados e castigados pelos senhores das fazendas.

Os entes queridos, principalmente as mulheres,  solicitavam o perdão e a liberdade dos escravos dançando, o Chorado. Muitas vezes, os pedidos eram atendidos. Com o passar dos tempos, a dança se estendeu a outros espaços, passou a ser realizada na tradicional Festa de São Benedito, organizada pelas mulheres que trabalharam na cozinha do evento.

A coreografia tem um ponto diferente de outras danças mato-grossenses, devido ao equilíbrio das garrafas na cabeça das dançarinas, quando elas  cantam e dançam um tema próprio.

As dançarinas procuram manter a garrafa na cabeça, para mostrar que estão sóbrias. Mas apesar da festança, ninguém está embriagado. A  Dança do Chorado é executada pelos componentes do Instituto Tereza de Benguela, como referência cultural do Estado de Mato Grosso.

Fonte: amm

Anteriores Moedas de ouro celtas altamente valiosas desaparecem de museu alemão após roubo audaz (FOTOS)
Próxima Movimento em bares e restaurantes deve crescer 30% na Copa do Mundo