Os EUA estão financiando com milhões de dólares veículos de imprensa que têm o objetivo de distorcer a opinião pública local, regional e internacional sobre a Síria, apontou na quinta-feira (19) a agência síria SANA, citando o Ministério das Relações Exteriores e de Expatriados sírio.
Além disso, indica, esse esforço americano ataca a soberania da Síria e interfere em seus assuntos domésticos.
“Tais projetos dirigidos pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos visam encobrir os crimes dos Estados Unidos na Síria, sua proteção a terroristas e separatistas, e seu roubo de recursos sírios”, qualificou o órgão governamental no Twitter.
Para o ministério, os EUA apoiam tais esquemas sob o pretexto de combater a desinformação da mídia ao mesmo tempo que os EUA têm praticado desinformação, como nos casos do Iraque, Líbia e outros países, e na “guerra terrorista contra a Síria”, inclusive violando os direitos humanos no mundo.
Os EUA participam da guerra na Síria, que começou em 2011, e que inclui forças de potências estrangeiras, ao lado das Forças Democráticas da Síria (SDF, na sigla em inglês), lideradas pela milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG, na sigla em curdo). Washington controla regiões no nordeste da Síria férteis em trigo e jazidas petrolíferas, retirando para fora do país esses recursos naturais, apesar do protesto do governo sírio e de outros países.
Fonte: sputniknewsbrasil