Dacia Bigster, o irmão maior do Duster, é revelado; vem ao Brasil?


A Dacia, divisão romena da Renault e marca que tem o carro mais vendido da Europa — o Sandero —, revelou sua grande novidade para o Salão de Paris, que começa na próxima segunda (14). É o Dacia Bigster, um SUV do segmento C que aproveita a plataforma do Duster de terceira geração, mas com dimensões bem maiores.

O novo SUV tem 4,57 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,71 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,70 m, ainda distante dos 2,95 m máximos permitidos pela base RGMP que será usada na picape Niagara. A aguardada versão de sete lugares ainda não foi mostrada, o que deve ficar para os próximos meses.

A grande novidade do Bigster é a estreia do sistema híbrido Hybrid 155, com um motor a gasolina de 108 cv de potência e outros dois elétricos, alimentados por uma bateria de 1,4 kWh. Um deles rende mais 50 cv enquanto o outro faz o papel de gerador de energia.

Este conjunto é ligado à transmissão Multimode, a mesma do Renault Rafale que a Autoesporte testou com exclusividade. Trata-se de uma caixa automatizada que usa três atuadores como substitutos da dupla embreagem, fazendo o acoplamento ou desacoplamento entre a caixa e os motores. Quatro marchas ficam ligadas ao motor a gasolina e outras duas, ao elétrico, formando até 15 relações possíveis.

A Dacia ainda não deu detalhes sobre versões, desempenho e equipamentos, o que deve acontecer somente na apresentação oficial durante o Salão de Paris, mas disse que é possível rodar somente no modo elétrico em 80% do tempo no trânsito urbano.

O seletor de marcha é uma pequena alavanca igual á do Renault Kardian vendido no Brasil. O interior ainda traz duas telas de 10 polegadas, uma no painel de instrumento e outra na central multimídia, que ainda traz um suporte de celular logo ao lado.

O estilo externo lembra muito o Duster de terceira geração, com lanternas em Y, faróis mais finos acompanhando a grade e linhas retas nas laterais. As rodas podem ter até 19” e pintura com dois tons.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A Renault já anunciou um SUV no Brasil do segmento C, mas não será o Bigster. A plataforma será a mesma, mas com um estilo próprio para o mercado nacional, mais próximo da linguagem utilizada hoje no Kardian.

Se o Bigster despontar por aqui, será na versão de sete lugares para brigar com Jeep Commander, mas isso não deve acontecer antes de 2027. Antes disso, a Renault prepara a chegada deste novo SUV e da picape intermediária Niagara, programada para 2026.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Vídeo: Citroën Basalt parece o Fiat Fastback e tem preço de C3; vale?
Próxima Chevrolet Equinox EV vira SUV elétrico de R$ 419.000; veja equipamentos