Dá para comprar um carro usado por R$ 10 mil? Selecionamos 6 boas opções


O tema carro usado tem muitos destaques na Autoesporte. Já elaboramos listas de modelos mais acessíveis, na faixa de R$ 20 mil, e mais caros, como SUVs por até R$ 80 mil. Elaboramos até uma seleção de usados para quem busca um bom espaço no porta-malas. Mas, agora, queremos ir além para entender se é possível pagar menos e ainda comprar um veículo confiável e de boa qualidade.

Entretanto, antes da lista, consultamos um especialista para entender o que fazer na hora de comprar um carro na faixa de R$ 10 mil. Afinal, por conta do aumento expressivo nos preços, não se acha modelos recentes por esse preço. Em contrapartida, em estados como São Paulo, por exemplo, nenhuma das opções exige o pagamento do IPVA.

De acordo com o consultor técnico e professor de mecânica, Pedro Luiz Scopino, o ideal é contratar um mecânico para fazer uma inspeção completa no carro. “É a melhor solução para carros mais antigos e com quilometragem alta”, diz. Ademais, quanto menor for a quilometragem, melhor a opção de compra.

Essa inspeção é conhecida como “serviço de pré-compra”. Nela, o mecânico vai dirigir o veículo e averiguar diversos quesitos como parte elétrica, freios e queima de óleo, por exemplo. Cabe dizer que não é feito nenhum tipo de reparo, apenas uma avaliação.

Outra questão importante é o histórico. Veículos que tiveram menos donos, geralmente, revelam ser uma melhor opção de compra. Ainda mais se passaram por revisões regulares. Por isso, é importante ficar de olho e analisar se o carro não passou por grandes avarias. Dessa forma, evitará dores de cabeça logo de cara.

Dito isso, vamos para a lista. Selecionamos seis veículos por até R$ 10 mil entres os anos 1998 e 2005. Lembrando que estamos falando de modelos mais antigos, então será necessário garimpar, analisar e ter um mecânico de confiança para fazer a avaliação. Os resultados abaixo foram encontrados em sites de vendas de carros usados.

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Durante os 37 anos em que foi produzido no Brasil, o Fiat Uno vendeu mais de 4,3 milhões de unidades. Aliás, o modelo segue fazendo bastante sucesso no mercado de usados, com diversas opções de quilometragem e versões. Entretanto, na faixa de R$ 10 mil, é preciso fazer uma pesquisa mais rebuscada.

Em sites de vendas de usados, é possível encontrar o Fiat Uno com quilometragens que variam de 130 mil km até mais de 300 mil km. Em uma breve busca, encontramos um modelo de 2003/2004 por R$ 10.000 cravados.

Na versão Mille, o Uno de quatro portas é equipado com motor 1.0 Fire a gasolina com 55 cv de potência a 5.500 rpm e 8,5 kgfm de troque a 2.500 rpm. Este, aliás, vai sair de linha após 40 anos de serviços equipando diversos modelos da marca no país.

Esse modelo em questão, equipado com um câmbio manual de cinco marchas, aponta para 130 mil km rodados no odômetro. De acordo com Scopino, é uma das melhores opções tendo em vista o ano mais recente e a quilometragem menor.

Um dos pontos positivos é o consumo. O modelo roda 9,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Além disso, tem porta-malas de 290 litros, não é tão espaçoso para bagagens, mas ainda sim pode ser uma boa opção pelos números.

Veículo mais vendido do Brasil por décadas, o Volkswagen Gol teve muitos acertos (e erros) em suas inúmeras versões e modelos. No entanto, ainda hoje, continua imbatível no mercado de usados. De acordo com a Fenauto, o modelo representou a maior fatia das vendas em junho de 2024, com 58.290 transferências.

Muitas delas correspondem ao Gol G3, conhecido popularmente como a terceira geração do hatch. Lançada em 1999 como modelo 2000, essa geração abriu mão do fraco motor 1.0 8V de projeto Ford, dando início ao uso do VW EA 111, o 1.0 8V bastante conhecido como Gol Mi.

Com esse conjunto, o Gol rende 65 cv de potência e 9,1 kgfm de troque . E assim como o Fiat Uno, tem boas médias de consumo. São 9,5 km/l no ciclo urbano e 14 km/l no rodoviário. Lembrando que é apenas a gasolina.

Em uma breve busca, achamos uma unidade 2005 com 136.192 km rodados. O preço de R$ 9.000 pode brilhar os olhos de quem quer comprar um modelo (bem) barato. Mas é preciso ter atenção. Nesse caso, vale dizer, que o porta-malas é de 285 litros.

Entretanto, há modelos com opção de motor flex, como o Gol City. Achamos uma unidade disponível com 183 mil km no hodômetro. Este, no caso, rende 68 cv de potência e 9,2 kgfm de torque. As médias de consumo ficam em 7,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, são 12,1 km/l e 15,5 km/l, respectivamente.

O Fiat Palio também entra na lista dos usados mais vendidos. O modelo, que saiu de linha em 2018, pode ser achado com preços a partir de R$ 8.900. Entretanto, uma unidade de 1998 foi encontrada por R$ 9.900 com 160 mil km no hodômetro. É uma quilometragem alta, que precisa de uma boa análise para ver se vale a compra.

Por esse preço, o modelo rende 61 cv de potência e 8,1 kgfm de torque graças ao motor 1.0 MPI. A unidade em questão tem duas portas e um porta-malas com 280 litros de capacidade. Pode não chamar muita atenção pelo espaço, mas o consumo é bem interessante. São 13,2 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

Como é de se esperar, tudo do modelo é bem básico. Mas há versões com rodas de aço de 13 polegadas, bancos em tecidos, por exemplo. O porta-malas oferta espaço de 280 litros.

Em 2024, completaram-se 30 anos do lançamento do Chevrolet Corsa no Brasil. O modelo deixou o país em 2012, mas ainda rende no mercado de usados. Em uma breve busca, achamos um Corsa sedã 1999 por R$ 8.900 com 150 mil km rodados. Mas também tem quilometragens mais extensas, com preços menores.

Independentemente, o modelo tem opções com motor 1.0 MPFI rende 60 cv de potência e 8,3 kgfm de torque. O consumo fica em 11,3 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada. Aliás, o modelo tem um dos maiores porta-malas da lista, com 390 litros de capacidade.

Em 1999, vale dizer, a Chevrolet fez algumas alterações visuais e lançou o motor 1.0 16V de 68 cv para carrocerias hatch, sedã e perua. Naquela final de década o Corsa já tinha virado um sucesso de vendas em todas as carrocerias, principalmente hatch e sedã.

Nas buscas, pode-se encontrar versões hatch do Corsa 2002 por R$ 8.500, com menor quilometragem aliás. Achamos uma unidade com cerca de 94 mil km no hodômetro.

Embora seja um dos carros mais visados para golpes, junto com o VW Gol, o Chevrolet Celta também tem unidades a rodo entre os usados. Mas, com menos opções de quilometragem (e que chegam a ultrapassar os 340 mil km), segundo nossas buscas.

Uma unidade mais recente encontrada na faixa de R$ 10 mil foi do ano 2002/2003 com 205 mil km rodados. O modelo, com motor 1.0 MPFI VHC, entrega 60 cv de potência e 8,3 kgfm de torque.

Com esse conjunto, o modelo chega a fazer 9,1 km/l no ciclo urbano e 14 km/l no rodoviário. Cabe lembrar que o Celta passou pela sua primeira reestilização apenas em 2005, então as versões mais antigas trazem um design mais simplista, com para-choques em preto sólido.

O porta-malas oferta 260 litros de capacidade, não é muito, mas interessante para um carro que custa menos de R$ 10 mil. Afinal, uma das unidades que encontramos tinha duas portas, 100 mil km rodados e preço de R$ 9.5000 (negociáveis).

Por fim, vale acrescentar um extra com o Renault Clio. Ele não é citado com muita frequência, mas tem boas opções no mercado de usados. Encontramos um modelo 2001 por R$ 9.800 e 194 mil km rodados — uma quilometragem bem alta.

O motor 1.0 oferta 59 cv a 5.500 rpm e 8,3 kgfm a 4.250 rpm. Faz boas médias de consumo, com 9,2 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Em contrapartida, tem o menor porta-malas da lista com 255 litros.

Entretanto, como elaboramos anteriormente, é importante fazer uma boa análise no carro (de preferência com um mecânico) para evitar possíveis problemas logo de cara. Afinal, muitos donos reclamavam na época sobre a elétrica do carro. Um deles era o sensor de partida, que muitas vezes causava falhas.

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Fonte: direitonews

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